A Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), em conjunto com a Guarda Civil Municipal e as polícias Militar Territorial e Militar Rodoviária, encerraram nesta quarta-feira (25), as atividades da Semana Nacional de Trânsito, que aconteceram entre 18 e 25/9, com o tema A Paz No Trânsito Começa por Você, visando conscientizar e sensibilizar a população sobre segurança, respeito às leis de trânsito e, consequentemente, a proteção à vida no fomento à cidadania no trânsito.
No período foram fiscalizados 779 veículos, sendo 389 motocicletas, 390 automóveis, 12 bloqueios de documento do veículo que tem alguma irregularidade, 28 motocicletas recolhidas ao pátio e 138 autos de infração lavrados.
A última ação da Semana Nacional de Trânsito aconteceu nesta quarta-feira, 25/19, com uma blitz das 7h30 às 9h40, na avenida 1º de Agosto/Rodovia SP-304, com abordagens educativas com o objetivo de orientar sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para redução de acidentes nas vias.
Na blitz foram abordados 165 veículos, sendo 157 motocicletas e oito automóveis e aplicados 66 Autos de Infração por irregularidades. A maioria das autuações foi por escapamento não original, pneu careca, falta de licenciamento e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida. Na abordagem foram verificados estado de alcoolemia do condutor, licenciamento e estado dos veículos, excesso de ruído e validade das carteiras de habilitação.
OUTRAS AÇÕES – As blitzes aconteceram na avenidas Cássio Paschoal Padovani/Rodovia SP-135; avenida Alidor Pecorari/avenida Dr. Paulo de Moraes e Avenida São Paulo/Rodovia SP-127, onde foram feitas abordagens educativas com o objetivo de orientar sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para redução de acidentes nas vias.
Além da distribuição de materiais da campanha, os veículos passaram por verificações e foram orientados no caso de alguma irregularidade. Outra ação aconteceu na avenida Armando de Salles Oliveira, com a rua Rangel Pestana, com a Operação Visibilidade/Dia D respeito à Faixa de Pedestre, que reuniu agentes da Semuttran, Detran-SP, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Sest/Senat, que teve como foco necessidade de se respeitar a faixa de pedestre, tanto por parte dos motoristas como os pedestres, por ser uma ferramenta que ajuda a reduzir acidentes de trânsito e a manter o trânsito organizado.
A Semuttran anualmente reforça ações conjuntas para ampliar a visibilidade da sociedade para as boas práticas no trânsito, contribuindo para uma melhor mobilidade urbana, que tem como objetivo o direito de ir e vir com segurança, priorizando o respeito às leis de trânsito e a gentileza em qualquer que seja o modal, para que todos possam assegurar sua chegada de forma rápida e segura.