A iluminação decorativa da Ponte da Esperança (estaiada) ganhará, na noite desta sexta-feira (03/09), as cores verde e amarela. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a iniciativa da campanha tem como objetivo comemorar os 199 anos de independência do Brasil em relação ao Império Português. A Ponte da Esperança, que está iluminada de lilás desde agosto, pela campanha de combate à violência contra a mulher, permanecerá com as cores do país até o dia 10 deste mês.
Para relembrar as aulas de história no ensino médio: A Independência do Brasil foi declarada em 7 de setembro de 1822, por Dom Pedro I, quando aconteceu o famoso Grito do Ipiranga: Independência ou morte, às margens do Rio Ipiranga em São Paulo. O gesto representou o fim do domínio português sobre o Brasil.
PONTE ILUMINADA
O sistema de iluminação decorativa da Ponte da Esperança foi instalado na estrutura, de forma permanente, em 2019. Os equipamentos têm a possibilidade de mudar de cor, conforme a programação, marcando o comprometimento da Administração Municipal com diversas causas sociais ou datas comemorativas, como o Natal e a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.
De acordo com informações da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, os refletores do sistema de iluminação decorativa ficam instalados nos estais, no pilar central e na base inferior, com iluminação direcionada às colunas.