A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), se reuniu com técnicos da Raízen para discutir ações conjuntas no programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais). O objetivo é incluir novos proprietários rurais que desenvolvem práticas sustentáveis para preservação de nascentes em suas propriedades.
O programa PSA é um sistema de remuneração aos produtores rurais que preservam as nascentes em suas propriedades. A equipe da Raízen vai verificar a possibilidade de convidar os parceiros e produtores fornecedores da empresa, que possuem propriedades localizadas nas microbacias abrangidas pelo PSA, para inscrição no programa. A Sema também vai marcar um treinamento com a equipe da Raízen sobre a elaboração do PAI (Projeto Ambiental Individual), necessário para a inscrição no programa.
Para ser aprovado no programa, o produtor rural passa por vistorias realizadas por profissionais da Sema, Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente) e Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), que avaliam as condições de conservação do solo, nascentes, matas ciliares, implementação do saneamento ambiental, entre outros. Se aprovado, o produtor recebe um valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa. A renovação é anual e pode ser feita todo início de ano.
O PSA aceita apenas os proprietários rurais com áreas localizadas na região das microbacias do ribeirão dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho. As inscrições para o PSA de 2023 abriram no primeiro dia útil de janeiro e seguem até o último dia útil de abril. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 3437-4000, ou pelo site da Prefeitura Municipal (www.piracicaba.sp.gov.br), no link: Preservando o Futuro.