O atacante Mendoza desfalcará o Santos no jogo de hoje, contra o Iguatu/CE, às 21h30, na Vila Belmiro, pela segunda fase da Copa do Brasil.
Após sentir dores na coxa esquerda durante a partida de domingo contra o Ituano, na última rodada da fase de grupos do Paulistão, o colombiano foi submetido a exames e recebeu o diagnóstico de uma lesão muscular moderada no bíceps femoral.
Dos 13 jogos oficiais disputados neste ano pelo Santos, Mendoza participou de 12 e foi titular em 11 deles. Ele já iniciou o processo de recuperação junto ao departamento médico do clube, que não informou a previsão de retorno.
Nesta fase, os jogos também são disputados em partida única, porém sem vantagem do empate. Em caso de igualdade no placar, a decisão será nos pênaltis.
Após o compromisso pela Copa do Brasil, o time santista volta a jogar apenas em abril, para quando estão previstas, ainda sem data exata, as estreias na Copa Sul-Americana e no Brasileirão.
Além de Mendoza, o técnico Odair Hellmann não contará com o zagueiro Joaquim para o duelo com o Iguatu. O defensor, que chegou na última leva de contratações e assumiu a titularidade, sofreu uma lesão ligamentar medial no tornozelo direito, também na derrota para o Ituano no Estadual. Há ainda uma dúvida sobre a presença de Ângelo, que está em transição após se recuperar de um edema na coxa esquerda.
Depois de passar pelo Ceilândia na primeira fase da Copa do Brasil, o Santos enfrentará o Iguatu em jogo único na Vila Belmiro, com mando definido por sorteio antes do começo do torneio. A partida, contudo, será realizada sem torcida, pois o clube santista cumpre punição por causa da invasão de campo em duelo com o Corinthians, no ano passado, oitavas de final.
Na defesa, a tendência é que Eduardo Bauermann volte a fazer dupla com Maicon. Já no ataque, Lucas Braga e Daniel Ruiz são opções para o lugar de Mendoza. Em contrapartida, o Santos terá o retorno de Marcos Leonardo. O atacante cumpriu suspensão na derrota para o Ituano.
Odair Hellmann também terá a disposição jogadores que não estavam inscritos no Campeonato Paulista. São os casos do volante Alison e dos meias Miguelitoe Ed Carlos.
Um fato curioso é que Antônio Dias, presidente do Iguatu, é torcedor declarado do Santos. Fundado em 2010, o time cearense passou pelo América/RN na fase anterior.
No Campeonato Cearense, o Iguatu está classificado para as semifinais da competição. Vai encarar o Ceará no próximo domingo. O jogo de ida será no Morenão. Em 2022, o Azulão chegou à fase das quartas de final, eliminou o mesmo Ceará e avançou às semifinais do Estadual.
SANTOS X IGUATU
SANTOS – João Paulo; João Lucas, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández, Dodi e Lucas Lima; Lucas Barbosa, Lucas Braga e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann.
IGUATU – Marcelo; Talisson Calcinha, Regineldo, Max Oliveira e Wender (Júlio/João Antônio); Guidio, Dedeco e Thiaguinho; Pedrinho, Luís Soares e Caxito. Técnico: Washington Luiz.
ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (GO)
HORÁRIO – 21h30.
LOCAL – Vila Belmiro, em Santos.
*** Foto Twitter oficial do Santos