O jogo contra a seleção de Guiné, no sábado, será o oitavo do Brasil na cidade de Barcelona. O primeiro foi exatamente em 17 de junho de 1934, portanto há 89 anos, quando a equipe foi superada pela seleção da Catalunha por 2 a 1.
O Brasil voltaria a enfrentar a Catalunha em Barcelona mais duas vezes e venceu em ambas: 3 x 1 em maio de 2002, às vésperas da Copa do Mundo no Japão e Coreia do Sul, com dois gols de Ronaldinho Gaúcho e um de Edmílson; e 5 x 2 em maio de 2004, com dois gols de Ronaldo, outros dois de Júlio Baptista e um de Ricardo Oliveira.
Nesse histórico na cidade que abriga grandes obras de Antoni Gaudí, o Brasil fez duas partidas contra o Barcelona: 4 x 4 em julho de 1934; e 2 x 2 em abril de 1999 – gols de Ronaldo e Rivaldo.
Foi em Barcelona também que a Seleção disputou dois jogos pela Copa do Mundo da Espanha, em 1982: vitória sobre a Argentina por 3 a 1 e derrota para a Itália por 3 a 2. Na época, a Seleção reunia craques como Zico, Sócrates, Falcão e Júnior, entre vários outros.
Na Espanha, ao todo, a Seleção já atuou 18 vezes: além dos sete compromissos em Barcelona, apresentou-se quatro vezes em Sevilha, duas em Madri, e ainda em Girona, Gijón, Valência, Bilbao e Vigo.
Grupo
O grupo dos 23 convocados por Ramon Menezes para os dois amistosos do Brasil em junho já está quase completo. Agora são 21 atletas a serviço do treinador. Na manhã de hoje, apresentaram-se à seleção os três jogadores que atuam no Rio de Janeiro: Pedro e Ayrton Lucas, do Flamengo, e André, do Fluminense.
O goleiro Ederson, campeão da Champions League com o Manchester City, chegará amanhã, assim como o zagueiro Robert Renan, do Zenit, convocado para substituir Nino, do Fluminense, cortado após lesão sofrida no empate contra o Goiás por 2 a 2, pelo Brasileirão.
Depois de enfrentar Guiné, o Brasil volta a campo no dia 20 (terça-feira), em Lisboa, contra Senegal.
*** Fonte – CBF