Neste domingo, 27 de julho, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Criada para conscientizar sobre a importância da segurança no ambiente laboral, a data ganha destaque em meio a um cenário preocupante: em 2024, mais de 724 mil acidentes de trabalho foram registrados no Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com o eSocial e o Ministério da Previdência Social.
Em Limeira, a BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto, destaca a segurança como um valor essencial em suas operações diárias. A concessionária mantém programas contínuos de capacitação, treinamentos e simulações com o objetivo de prevenir riscos nas atividades realizadas pelas equipes de campo.
Medidas para reduzir riscos e proteger trabalhadores
A empresa segue protocolos internos que envolvem tanto medidas de segurança coletivas quanto individuais, com o objetivo de reduzir riscos e promover ambientes mais seguros. Segundo Erick Krambeck, responsável pelas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da BRK em Limeira, a cultura de segurança é fundamental:
“Temos o compromisso de prestar um serviço de qualidade, sempre considerando os impactos na saúde das pessoas e na preservação do meio ambiente”, afirmou.
A participação da população durante a realização de obras e manutenções também é considerada essencial para a prevenção de incidentes, especialmente em vias públicas, onde ocorrem parte das atividades da concessionária.
Atualização constante e cultura de prevenção
Os procedimentos internos da BRK passam por atualizações periódicas e ações de melhoria contínua, com foco em novas tecnologias, identificação de riscos e inovações que possam aumentar a segurança de funcionários e clientes.
“O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho demonstra a importância de atuar com responsabilidade, estimulando que todos os nossos funcionários se preocupem em executar seu trabalho de forma segura, prevenindo incidentes e promovendo a cultura da segurança. Celebrar esta data é reconhecer o valor da vida”, conclui Erick.




