A parceria entre o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) e o Ministério Público de São Paulo (MP/SP) está de volta com mais uma edição do projeto “Encontre o Seu Pai Aqui”. O segundo mutirão deste ano acontecerá no dia 15 de fevereiro, na sede do Imesc, localizada na Rua Barra Funda, 824, no centro de São Paulo.
O objetivo desta iniciativa é facilitar o processo de inclusão da paternidade no documento de pessoas que ainda não foram reconhecidas legalmente, tornando-o menos burocrático. A triagem e a coleta de sangue para o teste de DNA serão realizadas por peritos do Imesc, garantindo a privacidade dos envolvidos.
Para participar da ação, é necessário que filho(a), mãe e suposto pai estejam de acordo com a realização do exame e compareçam juntos na coleta. Também é necessário apresentar documento original com foto e certidão de nascimento (válida apenas para menores de 18 anos).
No ano passado, foram realizados 545 exames durante quatro mutirões, e 100 famílias tiveram a coleta de materiais biológicos realizada gratuitamente.
Após o exame de DNA, os envolvidos serão chamados na Promotoria de Justiça para receberem o resultado, que posteriormente será encaminhado ao Cartório de Registro Civil.
Se o suposto pai for falecido, será necessário comparecer junto com a mãe e parentes de primeiro grau do falecido, como pais, irmãos e filhos, para a coleta de sangue.
O próximo mutirão, terceiro do ano, já tem data marcada para 31 de março de 2023. Este projeto é uma excelente oportunidade para as pessoas regularizarem sua situação de paternidade de forma fácil e rápida, e faz parte da luta constante pela garantia de direitos básicos.