A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) concluiu o trabalho de limpeza do Ecoponto do Jardim Oriente. Foram retiradas do local aproximadamente 1.250 toneladas de entulho, após uma semana de trabalho ininterrupto. A notícia foi divulgada ontem (21), pelo secretário da Pasta, Alex Gama Salvaia, que montou uma força-tarefa envolvendo funcionários públicos e a empresa Piracicaba Ambiental, que cedeu caminhões para a retirada do lixo. Assim, a Sedema concluiu a primeira etapa do projeto Ecopira, que tem o objetivo de tornar o Ecoponto do Jardim Oriente uma referência como novo modelo de resíduos sólidos no município e que já conta com o valor de R$ 1.050 milhão liberado por meio de emenda parlamentar para sua implantação.
Salvaia lembrou que o Ecoponto do Jardim Oriente foi, nos últimos meses, alvo constante de atos de vandalismo e incêndios, diante da grande quantidade de lixo que se acumulava no local. Ele afirmou que o problema foi solucionado com a remoção de 100% do material que não tinha mais finalidade para reciclagem.
Importante ressaltar que durante o processo de limpeza o atendimento não foi interrompido, com as pessoas continuando a depositar os seus resíduos no local normalmente. “Agora, contamos com o apoio da população, no sentido de respeitar os limites dos materiais que podem ser encaminhados para este espaço público, caso de restos de capinação, podas de árvores e móveis de madeira desmontados, além de resíduos de construção civil”, frisou Salvaia.
O líder comunitário conhecido como Magrão elogiou a iniciativa da Sedema, afirmando que a população sofreu muito com a fumaça provocada pelos incêndios nos últimos meses, dizendo estar feliz com o término do problema. Os vereadores Ana Pavão e Zezinho Pereira parabenizaram Salvaia pela agilidade, lembrando que, mesmo estando há pouco tempo à frente da Pasta, ele conseguiu atender uma antiga reivindicação dos moradores do bairro Água Branca.
PROJETO ECOPIRA – O projeto Ecopira prevê a iluminação e instalação de câmeras de segurança nos ecopontos, assim como a construção de platôs que facilitem acesso para descarga de resíduos pesados, a aquisição de um caminhão com sistema hidráulico com caçamba de 39 m³ e mais 14 caçambas de 39m³no sistema Roll On (as caçambas Roll On são transportadas por caminhões que movimentam a carga pelos seus próprios meios com mais rapidez e eficiência).
Com a implantação do novo modelo de gestão, o descarte acontece quando o usuário deposita seus resíduos diretamente em caçambas do sistema Roll On. Quando cheias, o conteúdo é removido num caminhão com sistema hidráulico, específico para este tipo de transporte, até o destino final.