O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira, Wagner Marchi, e o delegado de Polícia Civil, William Marchi, acabam de fazer o lançamento do livro “Polícia Civil e Guarda Civil Municipal: Sugestão Integrada de Segurança Pública”. Um exemplar da obra foi entregue ao prefeito Mario Botion, em encontro realizado no gabinete do Edifício Prada. “É um trabalho importante, que nos ajuda como gestor a fazer uma reflexão necessária para o setor de segurança”, afirma Botion. O livro traz como proposta um novo modelo de segurança pública,
Wagner e William são irmãos e fizeram carreira na Polícia Civil, a exemplo do pai, João Jair Marchi, delegado que atuou vários anos em Limeira e já falecido. Ambos também atuam como docentes no ensino superior, e Wagner hoje ocupa cargo no comando da Secretaria de Segurança, na qual a Guarda Civil Municipal (GCM) está subordinada. A obra, lançada pela Editora Appris foi escrita com base na vivência profissional de ambos.
O livro estabelece como pilares a evolução social pautada na dignidade da pessoa humana, nas alterações legislativas e nos avanços tecnológicos e culturais no mundo capitalista. Esses três fatores são combinados com a modernização e a organização do crime e respectivos criminosos. Diante desse cenário, a obra menciona a necessidade de uma reforma nas Polícias, no Brasil e no mundo, além de um novo enfoque nas atividades de polícia judiciária e no relacionamento com a sociedade.
Em complemento a este cenário, o livro aborda um estudo sobre as estruturas da Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal de Limeira. Nesse aspecto, são citados problemas verificados na corporação estadual, com a defasagem no quadro funcional, e, no caso, das Guardas Municipais, a abordagem decorre do fato de a corporação ser desprovida de poder de polícia, embora seja definida como órgão auxiliar de segurança pública.
INTEGRAÇÃO EFETIVA
O livro apresenta uma conclusão propositiva diante de todo o diagnóstico apresentado. Os autores propõem um novo modelo de gestão de atividade policial ao defenderem uma integração efetiva entre a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal. Para tanto, esse novo formato pressupõe que sejam observados os princípios administrativos da legalidade, eficiência, finalidade e economia. O objetivo, com esta proposta, é de se buscar melhor eficácia dos trabalhos desenvolvidos pela polícia judiciária.
Segundo Wagner Marchi, a proposta contida no livro se assemelha a uma política pública adotada pelo governo Mario Botion, desde 2017, que foi a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) – estrutura que reúne todas as forças de segurança de Limeira, com a finalidade que sejam adotadas medidas conjuntas no setor.
O prefácio do livro foi escrito pelo guarda civil municipal Antonio Ribeiro da Silva Neto, que atualmente presta serviços na Policia Civil de Limeira. A obra contém vários agradecimentos, um deles dirigido ao prefeito Mario Botion.