A Secretaria Municipal da Saúde de Araras (SP) passou a divulgar, a partir desta terça-feira (03) boletins semanais com dados sobre a Influenza (gripe), que já foi a causa de 03 óbitos, 104 casos confirmados e 182 descartados deste o início deste ano.
Todas as mortes foram de homens idosos, com mais de 60 anos, sendo que dois deles não se vacinaram. Um não possuía comorbidade, enquanto que os outros dois eram portadores de doença cardiovascular crônica.
A vacinação é a principal forma de prevenção da doença e as vacinas já estão disponíveis para todas as idades. “Os casos mais graves atingem principalmente os idosos e as crianças, que também estão entre o público-alvo da campanha de vacinação”, diz Tavane Malaguesse, enfermeira-chefe da Vigilância em Saúde. “A vacina é segura e protege contra a influenza A (H1N1 e H3N2) e a influenza B”, afirma.
Vacinação
Desde o início da campanha de vacinação foram aplicadas 27.540 doses do imunizante na cidade, sendo que a cobertura vacinal do público-alvo está em 41,3%, menos da metade. “É um número baixo, precisamos que as pessoas procurem as salas de vacina para se protegerem contra a doença”, reforça Tavane.
A Secretaria já realizou três ações de vacinação em supermercados, aos finais de semana, somando 4.123 doses aplicadas nos dias 17, 24 e 31 de maio. Também teve vacinação na Praça Barão de Araras e nas escolas municipais, onde 5.554 crianças foram vacinadas contra a gripe.
Quem ainda não se vacinou deve procurar uma das salas de vacina do município para tomar o imunizante. Confira os endereços, telefones e hor-arios de funcionamento aqui.




