A Internacional falhou na primeira das três batalhas finais por sua permanência na divisão de elite do futebol paulista. No domingo, perdeu o confronto direto para o Velo Clube por 2 a 1, no Benitão, em Rio Claro e segue na lanterna.
Hoje, às 18h30, no no Distrito de Inamar, acontece a segunda batalha. E é outro confronto direto. E esse pode ser o ponto final para o Leão em caso de derrota. Se a Inter perder para o Água Santa, estará de volta a Série A-2 após seis anos.
A Inter não pode nem pensar em perder. Difícil o torcedor alvinegro acreditar na reação da equipe. Isso porque, o Leão não vence há 12 jogos. São cinco derrotas e sete empates.
Neste Paulistão, a Inter é a única equipe que ainda não venceu. São seis empates (0 x 0 Guarani, 1 x 1 Novorizontino, 1 x 1 Ponte Preta, 2 x 2 Noroeste, 1 x 1 Red Bull Bragantino e 0 x 0 São Paulo) e quatro derrotas (2 x 1 São Bernardo, 2 x 0 Portuguesa, 3 x 0 Palmeiras e 2 x 1 Velo Clube).
O técnico Márcio Fernandes chegou para “apagar o incêndio”, mas pelo visto “falta água”. O time não consegue se encontrar. Foram duas derrotas seguidas nas mãos do novo comandante.
Na coletiva após a derrota em Rio Claro, Fernandes criticou o individualismo de alguns jogadores, sem citar nomes, e disse que o grande defeito da Inter é não finalizar a gol.
A Inter tem o segundo pior ataque da competição, com sete gols marcados. Só está à frente do Botafogo, que marcou seis. Tem também a terceira pior defesa, com 14 gols sofridos, à frente apenas de Velo Clube com 15 e Água Santa com 20.
O Água Santa também tem os mesmos seis pontos e vem de derrota para o Santos, de Neymar, na Vila Belmiro, por 3 a 1. Se a Inter empatar em Diadema, só seria rebaixada se o Noroeste vencesse o Santos, na Vila Belmiro e o Velo Clube não perdesse para o Guarani, no Brinco de Ouro.
A Inter empatando, um bom cenário seriam as derrotas de Velo e Noroeste. Nesse caso, o Velo seguiria com 9 pontos, Noroeste, Água Santa e Inter chegariam a 7. No domingo, a Inter recebe o Santos, o Noroeste pega a Portuguesa, em Bauru e o Velo faz um confronto direto contra o Água Santa. Ou seja, tudo para a rodada final.
A Inter poderia empatar novamente contra o Santos que até escaparia da degola, desde que Noroeste e Água Santa perdessem seus jogos.
Sobre a escalação de hoje, jamais a imprensa consegue acertar a formação. É como um Kinder Ovo, a “cada hora, uma surpresa”.
Pelo visto, Fernandes não utilizará a mesma equipe que perdeu para o Velo Clube, pois ele não gostou nada nada do que viu. Felipe Albuquerque e Roberto Rosa estão se recuperando de lesão e são dúvidas. A tendência é que fiquem de fora.
Imagine o técnico Pintado rebaixando a Inter. Justo ele, que foi jogador do time e conquistou seu primeiro acesso e título como treinador pelo Leão em 2004. Além disso, salvou a Veterana do rebaixamento no Paulistão de 2023. Que situação.
Pintado deverá repetir a formação que perdeu para o Santos. A dúvida está no meio de campo, uma vez que o bom volante Netinho, autor de dois golaços contra Corinthians e Santos, saiu machucado na Vila.
Em Diadema, o Água Santa só venceu o Red Bull Bragantino (3 x 0). Foram duas derrotas para São Bernardo (3 x 2) e Ponte Preta (1 x 0) e um empate com a Portuguesa (0 x 0). O Netuno vendeu o mando de campo contra o Palmeiras para o Mané Garrincha, em Brasília, e empatou por 1 a 1.
Retrospecto
A Internacional jogará pela sexta vez em Diadema contra o Água Santa. O Leão só venceu uma vez na casa do adversário. Foi em 11/10/2017, pela Copa Paulista, logo no primeiro confronto entre ambos. Vitória por 2 a 1, gols de Moisés e Lucas Douglas.
Em 24/03/2018, pela Série A-2, a Inter enfrentou o Água Santa pela última rodada da fase de classificação. O Leão cumpria tabela, enquanto o Netuno precisava vencer para escapar do rebaixamento. A delegação limeirense e a imprensa sentiram a pressão dos torcedores desde a chegada ao estádio. O time da casa venceu por 3 a 0 e se livrou da degola. No final, tudo foi festa. Ainda bem.
Os times voltaram a se enfrentar em Diadema no dia 02/02/2019, também pela primeira fase da Série A-2. Mesmo com o bom elenco que subiu na Batalha do Barão com João Vallim no comando, a Inter foi derrotada pelo Água Santa por 3 a 1. O gol leonino, por sinal um golaço, foi de Mael, de fora da área e no ângulo.
Com os dois times na elite, Água Santa e Inter se enfrentaram no Paulistão de 2020, em Diadema. No dia 08/03, empate por 1 a 1. O Leão vencia por 1 a 0, gol de Murilo Rangel, de pênalti, quando o Netuno empatou nos acréscimos.
No ano passado, o Água Santa reformou seu estádio e mandou sua partida contra a Internacional no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. A Inter abriu o placar com Zé Mário, em cobrança de pênalti, mas o Netuno virou para 2 a 1, com gols de Waguininho e Kady.
Já pela Série D do Brasileiro, o Água Santa venceu a Inter, em Diadema, por 1 a 0, gol do meia Rafael Oller aos 42 minutos do 2º tempo.
Situação
A 11ª rodada começa hoje: 18h30 – Água Santa x Internacional; 19h – Guarani x Velo Clube; 19h15 – Santos x Noroeste e 21h35 – São Paulo x Ponte Preta. Amanhã, às 18h30 – Red Bull Bragantino x Mirassol; 19h30 – Palmeiras x Botafogo e 21h35 – Portuguesa x São Bernardo. Em jogo antecipado: Novorizontino 0 x 1 Corinthians.
Na classificação: Grupo A – 1) Corinthians 26, 2) Mirassol 16, 3) Botafogo 11 e 4) Internacional 6. Grupo B – 1) Santos 12, 2) Guarani, Red Bull Bragantino e Portuguesa 11. Grupo C – 1) São Paulo 16, 2) Novorizontino 15, 3) Noroeste 7 e 4) Água Santa 6 e Grupo D – 1) São Bernardo 22, 2) Ponte Preta 19, 3) Palmeiras 17 e 4) Velo Clube 9.
Água Santa x Internacional
Água Santa – Luan Ribeiro; Ynaiã, Robles, Rafael Vaz e Renan Castro; Villian, Netinho, Marco Antonio e Gabriel Silva; Davi Gomes e Willen Mota. Técnico – Pintado.
Internacional – Igo Gabriel; Eduardo Porto, Carlão e Gui Mariano; Lucas Buchecha, Marlon, Ramon Carvalho, Albano e Juan Tavares; Ruan Ribeiro (Rhuan) e Ronie Carrillo. Técnico – Márcio Fernandes.
Árbitro – Flávio Rodrigues de Souza
Auxiliares – Daniel Ricardo Simon Manis e Daniel Luís Marques
VAR – Thiago Duarte Peixoto
Local – Distrito de Inamar, em Diadema, às 18h30.