Os alunos do curso “Produtor Cultural”, oferecido pelo Senac Limeira em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, realizam nesta sexta-feira (25), às 18h, o evento “Savrau Urbanidades”, na Praça Coronel Flamínio Ferreira de Camargo, conhecida como Praça do Museu.
A ação tem como objetivo fomentar a economia criativa e democratizar o acesso à cultura e à arte no município. Ao longo do evento, artistas limeirenses trazem apresentações de música, dança, palhaçaria e declamação de poesias, além de exposições de fotografias dos alunos e do Museu Major José Levy Sobrinho e a presença da Feira de Artesanato, a fim de estimular o comércio do pequeno produtor limeirense.
O projeto teve início com o propósito de ocupar espaços públicos no município, de forma gratuita e democratizada, a fim de que haja articulação entre artistas e comunidade local, proporcionando vivência artística para toda a população limeirense, independente de gênero, raça ou classe social.
O evento traz sua primeira edição oficial numa das praças mais movimentadas da cidade, com o intuito de atingir o maior e mais diverso número de pessoas possível, fazendo assim com que a visibilidade dos artistas se estenda para além de seu círculo costumeiro. Ao unir artistas variados em um mesmo espaço, espera-se que a comunidade sinta-se inspirada a participar de atividades culturais, bem como a desenvolver sua própria arte ao ser apresentada às possibilidades de trabalho e divulgação na cidade de Limeira.
A ação é desenvolvida como projeto de conclusão do curso, sendo o resultado do trabalho desenvolvido durante quatro meses de aula. A equipe responsável é composta pelos alunos Adrielle Ferreira, Beto Francischi, Gyovanna Helena, Isa Kehl, Jefferson L. Franco, Luciene Farias, Renata Antunes, Rosimeire Lopes do Carmo, Sônia Santos, Théo de Barros Assis, Valter Nascimento, Victor Jorge e Vladimir Francisco Vaz e orientada pelos professores Almir Pugina e Lays Ramires.