Após ser aprovada pela Câmara de Limeira (SP), a campanha “Março – Cuidando dos Rins” se torna parte do calendário oficial da cidade nesta quinta-feira (6). Ações de conscientização sobre cuidados com a saúde dos rins devem ser realizadas a partir do próximo ano.
A lei que cria a campanha foi publicada na edição desta quinta no Jornal Oficial do Município de Limeira e deve ser regulamentada em até 180 dias pelo prefeito Mario Botion (PSD).
A Campanha “Março – Cuidando dos Rins” promoverá ações que vão desde a iluminação especial de prédios públicos a palestras e seminários com foco nos cuidados renais. Para a realização dos eventos, poderão ser celebradas parcerias com universidades, escolas, associações de classe, sindicatos e outras organizações da sociedade. Também devem ser criados materiais para se divulgar na mídia informações para todas as faixas etárias.
A vereadora Terezinha Guarnieri (PL), idealizadora da campanha, comemorou a aprovação de seu primeiro projeto de lei, aprovado dentro de seus primeiros 60 dias de mandato. “Muitas vezes a gente não percebe que são pequenos detalhes na nossa rotina para manter os cuidados com nossos rins. Mundialmente, o mês de março e a terceira quinta-feira deste mês, são dedicados à prevenção e aos cuidados com os rins”, justificou a vereadora.
Terezinha alerta que é importante prevenir problemas de saúde que possam causar danos aos rins, antes que seja necessário se submeter a procedimentos mais invasivos, que vão desde a hemodiálise até a necessidade de um transplante. “É importante cuidar da pressão arterial, fazer exercícios físicos, ter uma boa alimentação, ingerir água e fazer exames periódicos. Trabalhar a prevenção é muito melhor do que chegar a um pronto socorro ou a uma alta complexidade”, diz.
Quanto à campanha nos meses de março, Terezinha sugere a realização de palestras de forma a abranger toda a comunidade, além da distribuição de materiais para aumentar a conscientização sobre os cuidados. “Pensamos em algo ilustrativo, educativo e orientativo”, afirma a vereadora.