Devido à baixa procura da população pelos testes rápidos de Covid-19 oferecidos pela Prefeitura de Piracicaba nos Crabs (Centros de Referência da Atenção Básica) Piracicamirim e Santa Terezinha, a Secretaria de Saúde vai alterar o horário de funcionamento dos Centros de Testagem por demanda espontânea para investigação epidemiológica de Covid-19 e contactantes. A partir de segunda-feira, 16/05, as coletas serão feitas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h30.
Iniciado em 25/04, as duas centrais de testagens realizaram juntas um total de 235 exames de antígeno e, deste total, apenas 65 pessoas tiveram diagnóstico positivo para a doença, ou seja, média de 4,6 novos casos/dia até 07/05. “Essa baixa procura junto ao baixo número de novos casos positivos nos permite alterar a oferta dos testes rápidos. Apesar disso, se notarmos alta na procura ou no número de positivados, podemos alterar novamente o funcionamento das centrais e ampliar o atendimento”, enfatizou o secretário de Saúde, Filemon Silvano.
Para ter acesso ao teste rápido, a pessoa deve procurar alguns dos Crabs (Piracicamirim ou Santa Terezinha) com documento pessoal com foto e CPF. Farão o teste as pessoas que apresentarem sintomas gripais e respiratórios ou que tiveram contato com alguém suspeito/positivo para a Covid-19. Devido à dificuldade de aquisição do material nos últimos meses, a ação está sendo realizada após envio dos testes pelo governo do Estado de São Paulo, atendendo a um pedido da SMS.
Em caso de resultado positivo, a pessoa será devidamente orientada pela equipe da unidade quanto aos sintomas, tratamento e isolamento. Caso o paciente precise de atestado médico, ele será encaminhado para atendimento em qualquer uma das quatro UPAs da cidade.
CASOS
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, em janeiro deste ano foram 38.441 notificações para Covid-19, sendo 10.360 positivos e 57 óbitos; em fevereiro foram 16.207 notificações, com 5.734 positivos e 70 óbitos; em março foram 10.840 notificações, 1.620 positivos e 15 óbitos por Covid-19; em abril foram 3.074 notificações, 683 positivos e seis óbitos. Em maio, até hoje, 12/05, são 962 notificações, 299 positivos e três óbitos.