O Governo de São Paulo anunciou a instalação de 58 pórticos de pedágio eletrônico do tipo free flow em rodovias estaduais até 2030. Atualmente, o estado conta com apenas três pórticos em operação, mas o projeto prevê uma ampliação significativa nos contratos de concessão à iniciativa privada, conforme informado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Como funciona o sistema free flow?
O free flow é um sistema que dispensa as tradicionais praças de pedágio, permitindo que os veículos passem sob os pórticos sem a necessidade de parar. O valor é cobrado automaticamente por meio de sensores que identificam o veículo, oferecendo mais fluidez ao trânsito.
Expansão nas rodovias estaduais
A expansão do sistema será liderada por diferentes concessionárias:
- EcoNoroeste: Atualmente opera dois pórticos e irá implantar mais oito;
- Tamoios: Responsável por um pórtico;
- Via SPSerra: Operará dois pórticos no trecho norte do Rodoanel Mário Covas;
- Novo Litoral: Instalará 15 novas estruturas nas regiões da Baixada Santista, Alto Tietê e Vale do Ribeira;
- CCR Sorocabana: Terá a maior ampliação, com 23 novos pórticos;
- Ecovias Raposo Castello: Contará com sete novos equipamentos.
Em 2025, a previsão é que oito novos pórticos sejam instalados. Destes, um será no primeiro trecho norte do Rodoanel Mário Covas, operado pela Via SP Serra, e outros sete pela Concessionária Novo Litoral.
Tarifas e descontos para usuários frequentes
As tarifas do free flow terão valores variáveis conforme o trecho percorrido. Na Rota Sorocabana, os preços vão de R$ 0,83 a R$ 12,20, enquanto na Nova Raposo a variação será entre R$ 0,54 e R$ 4,84.
Os usuários frequentes poderão contar com o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que oferece uma redução de 10% na tarifa a partir da 11ª passagem e 20% a partir da 21ª. Quem utilizar tags de pagamento automático terá um desconto adicional de 5%.