O São Paulo recebe o Botafogo/RJ, hoje às 21h30, no MorumBis, pelo jogo de volta da Taça Libertadores da América.
O Tricolor trouxe para casa um empate sem gols no Engenhão. Para se classificar, o São Paulo precisa vencer por qualquer placar. Curiosamente, o time paulista não vence o rival em casa desde 2020. Neste período, foram uma derrota e dois empates.
São Paulo vem de derrota para o Internacional/RS por 3 a 1, no Morumbis, que praticamente tirou a equipe do páreo pelo título. Lucas Moura e Bobadilla foram os únicos considerados titulares que começaram a partida no domingo.
Mesmo avançando com a segunda colocação do Grupo D, o Botafogo mostrou muita força nas oitavas de final para eliminar o Palmeiras. O Glorioso venceu no Rio de Janeiro por 2 a 1 e empatou em 2 a 2, no Allianz Parque.
A equipe carioca faz ótima campanha na atual temporada do Campeonato Brasileiro. Lidera com 56 pontos e vem de vitória no clássico contra Fluminense por 1 a 0, no Maracanã, gol de Luiz Henrique.
O Tricolor por sua vez, foi o líder do Grupo B na primeira fase da Libertadores e deixou pelo caminho o Nacional, do Uruguai, nas oitavas de final. O Tricolor empatou sem gols o primeiro jogo fora de casa e carimbou a classificação com uma vitória por 2 a 0, no Morumbis.
A última vez que Botafogo e São Paulo se enfrentaram em um duelo eliminatório foi há mais de duas décadas. As equipes fizeram a decisão do Torneio Rio-São Paulo de 2001, quando Kaká nascia para o futebol. O Tricolor ficou com o título após fazer 6 a 2 no placar agregado.
Os clubes se enfrentaram 44 vezes neste século, com 20 vitórias paulistas, 13 empates e 11 vitórias cariocas. O Botafogo, porém, não perdeu do São Paulo nos últimos sete jogos, com quatro vitórias e três empates.
Demais
Também pelas quartas de final da Taça Libertadores da América, hoje às 19h – Atlético/MG x Fluminense (ida 0 x 1). Amanhã, às 19h – Penãrol x Flamengo (1 x 0).
Pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, hoje às 21h30, tem Independiente Medellín/COL x Lanús/ARG (0 x 0) e amanhã, às 21h30 – Racing/ARG x Athetico/PR (0 x 1) e Cruzeiro x Libertad/PAR (2 x 0).
São Paulo x Botafogo
São Paulo – Rafael; Alan Franco, Arboleda e Sabino; Rafinha, Bobadilla, Luiz Gustavo, Lucas Moura e Wellington; William Gomes (Luciano) e Calleri. Técnico – Luís Zulbedía.
Botafogo – John; Mateo Ponte, Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas e Almada; Luiz Henrique, Igor Jesus e Savarino. Técnico – Artur Jorge.
Árbitro – Darío Herrera (ARG).
Local – Morumbis, às 21h30.