A partir do dia 18 de março, escolas públicas do estado de São Paulo receberão a Campanha de Multivacinação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), em colaboração com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e municípios. Esta iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, com idade até 15 anos, que estejam não vacinadas ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Durante a campanha, que se estenderá até 19 de abril, equipes de vacinação visitarão escolas de ensino infantil, fundamental e médio para facilitar o acesso à imunização e promover a cultura da vacinação. A diretora de Imunização da SES-SP, Ligia Nerger, destacou a importância dessa ação para elevar as coberturas vacinais e prevenir a disseminação de doenças imunopreveníveis.
As vacinas disponibilizadas incluem Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Febre Amarela, Pentavalente, HPV (para crianças entre 9 e 14 anos), Meningocócica ACWY e Covid-19. A campanha enfatiza a necessidade de os pais ou responsáveis enviarem a caderneta de vacinação dos filhos para as escolas, permitindo a avaliação da situação vacinal e a assinatura do “Termo de Assentimento para Vacinação”.
Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da SES-SP, ressaltou que a estratégia reforça os laços entre educação e saúde e visa reduzir o risco de doenças imunopreveníveis. Em 2022, durante a última Campanha de Multivacinação, mais de 1,7 milhão de crianças e adolescentes compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para avaliação vacinal, resultando em mais de 1 milhão de imunizações conforme o calendário de vacinação.
Além da campanha, o Governo de SP disponibiliza o portal “Vacina 100 Dúvidas”, esclarecendo as principais questões sobre vacinação, incluindo efeitos colaterais, eficácia das vacinas e a importância da imunização.