LDU e São Paulo se enfrentam hoje, às 19h, no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, pelo jogo de ida das quartas de final da Taça Libertadores da América. A partida terá transmissão do Paramount+. A volta é na semana que vem, dia 25, no Morumbis.
Hernán Crespo manterá o sistema com três zagueiros. A dúvida é quanto a formação da zaga. Rafael Tolói, reforço contratado na última janela, foi titular no final de semana contra o Botafogo e chamou atenção nos números, podendo ser uma boa opção.
Os meio-campistas Luiz Gustavo e Oscar, os atacantes Calleri, Ryan Francisco, Lucas e André Silva continuam no departamento médico. Nenhum atleta está suspenso.
Por outro lado, titular em 16 dos 17 jogos que disputou, o defensor Richard Mina cumpre suspensão na LDU porque foi expulso contra os botafoguenses.

Os Azucenas estão invictos como mandantes no torneio. São três vitórias e um empate até agora. Já o Tricolor ainda não perdeu nenhuma partida na competição: venceu quatro e empatou quatro.
No último final de semana ambos venceram por 1 a 0. O Tricolor superou o Botafogo, usando um time alternativo pela 23ª rodada do Brasileirão. A LDU bateu o Libertad de Loja pelo Campeonato Equatoriano.
O histórico entre as equipes inclui seis partidas, sendo três vitórias para cada lado. A mais recente foi o 1 a 0 vencido pelo Tricolor pela Copa Sul-Americana em 2023, no Morumbis.
Tricolor Paulista encerrou a fase de grupos na liderança do Grupo D. Já nas oitavas de final, eliminou o Atlético Nacional nos pênaltis por 4 a 3.
A LDU terminou a fase de grupos na liderança do Grupo C, com 11 pontos, e, nas oitavas, superou o Botafogo por 2 a 1 no placar agregado. Em oito jogos até aqui, a equipe somou quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.
O resultado naquele 31 de agosto levou para os pênaltis e a equipe comandada por Luis Zubeldía avançou de fase eliminando o rival no estádio lotado. Meses depois o treinador foi contratado para substituir Thiago Carpini e ficou até junho deste ano.
Luiz Gustavo
O técnico argentino Hernán Crespo ganhou uma boa notícia. O volante Luiz Gustavo se recuperou de um tromboembolismo pulmonar e está liberado para reforçar o São Paulo no restante da temporada.
Em seu site oficial, o clube informou que o jogador passou por uma consulta com um médico especialista nesta segunda-feira. Após ser examinado, o jogador recebeu liberação sem qualquer tipo de restrição.
A partir de sábado, quando termina o processo de retirada da medicação anticoagulante que vinha recebendo desde abril, ele poderá retomar as atividades.
Ainda segundo o site do clube, o camisa 16 vinha cumprindo um protocolo específico de recuperação, onde podia trabalhar com o restante do elenco nas atividades com bola, mas com restrição de impacto.
O problema do atleta são-paulino teve início no dia 5 de abril, antes da viagem a Belo Horizonte, para o duelo com o Atlético-MG Ao se queixar de dores na região torácica, ele passou por exames de imagem que detectaram o tromboelismo pulmonar.
Acompanhado por um especialista e seguindo protocolo específico, Luiz Gustavo ficou sem realizar atividades físicas até o dia 17 de junho, quando iniciou o recondicionamento físico.
Sul-Americana
Em um duelo de 180 minutos, os primeiros 90 o Fluminense ia bem no que se propôs. Com a marcação encaixada, segurou o ímpeto do Lanús no estádio La Fortaleza, na província de Buenos Aires, até quando deu.
Já no fim da partida, aos 44 minutos, cedeu o contra-ataque e viu Marcelino Moreno marcar o gol da vitória por 1 a 0 e abrir a vantagem mínima para os argentinos no jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana.
Agora, diante do seu torcedor, o Fluminense terá a missão de vencer por dois ou mais gols para avançar de forma direta no mata-mata. Em caso de empate no agregado, a vaga será decidida nos pênaltis. (Estadão Conteúdo)
LDU x São Paulo
LDU – Gonzalo Valle, Gian Franco Alla, José Quintero, Ricardo Ade, Leonel Quiñónez, Carlos Gruezo, Gabriel Villamíl, Alexander Alvarado, Jeison Medina, Bryan Ramírez, Lisandro Alzugaray. Técnico – Tiago Nunes.
São Paulo – Rafael; Rafael Tolói, Alan Franco e Ferraresi; Cédric, Alisson, Pablo Maia, Rodriguinho e Enzo Díaz; Luciano e Ferreirinha. Técnico – Hernán Crespo.
Árbitro – Yael Falcon (Argentina)
Local – Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, às 19h.




