Jogo às 20h, no Morumbi, será pelas oitavas de final da Copa do Brasil
São Paulo e Palmeiras abrem hoje o mata-mata das oitavas de final da Copa do Brasil. O duelo está marcado para as 20h, no Morumbi. Na segunda-feira, no mesmo palco, o Verdão venceu por 2 a 1, de virada, só que pelo Campeonato Brasileiro, com gols dos zagueiros Gustavo Gómez e Murilo.
São 336 confrontos entre as duas equipes na história e um equilíbrio fora de série. Cada time tem 113 vitórias e foram outros 110 empates. Verdão marcou 442 gols e o Tricolor 437.
Em mata-matas, o São Paulo registra larga vantagem no retrospecto do confronto. O Tricolor venceu 14 vezes, contra seis do Verdão. Já na Copa do Brasil, as equipes se enfrentaram nas quartas de final de 2000. O Tricolor venceu os jogos de ida e volta por 2 a 1 e 3 a 2, respectivamente.
Na fase anterior, o São Paulo eliminou o Juventude, empatando por 2 a 2, em Caxias e vencendo por 2 a 0, no Morumbi. Já o Palmeiras venceu o Juazeirense/BA nas duas vezes por 2 a 1, em jogos na Arena Barueri e no Estádio do Café, em Londrina.
Segundo o Globo Esporte, o Palmeiras tem aproveitamento alto nos clássicos em 2022: 87,5%, com sete vitórias e apenas uma derrota. O time de Abel Ferreira precisa de mais duas vitórias para igualar os anos mais vencedores em cima dos maiores rivais do Verdão. Em 1965 e 1969 foram nove vitórias em clássicos.
No São Paulo, o volante Luan operou o músculo adutor da coxa esquerda na manhã de ontem. A cirurgia foi considerada bem sucedida pelo corpo clínico. O jogador deve iniciar o processo de recuperação nos próximos dias. Nesta temporada, Luan entrou em campo em apenas nove partidas, um enorme contraste com as 40 disputadas em 2021.
Rogério Ceni deve repetir a escalação que iniciou o clássico, com três zagueiros e apenas Calleri no ataque. Caso opte por Luciano para deixar o Tricolor mais ofensivo, Gabriel deixaria a equipe.
No Palmeiras que não perde há 19 jogos, o lateral Marcos Rocha deve ser a principal novidade. Recuperado de dores na coxa direita, ele participou das atividades normalmente com o grupo principal. Ele ficou de fora das últimas duas partidas do time. Quem também está em fase de transição é o meia Raphael Veiga.
Líder isolado do Campeonato Brasileiro com 28 pontos, o Palmeiras surge como favorito também na Copa do Brasil. Preocupado em manter o foco no trabalho, Abel Ferreira diz que ainda é muito cedo para pensar em título. “O calendário é muito apertado e as competições são muito longas. Temos que continuar focado no que estamos fazendo”, disse o treinador.
Outra novidade no treino do Verdão foi a presença do centroavante argentino José Manuel López. Considerado uma revelação do Lanús, o jogador de 21 anos só poderá entrar em ação a partir de julho, quando abrir a janela internacional de transferências. Por conta do prazo, López está impossibilitado de atuar nas fases de oitavas de final da Copa do Brasil e também da Libertadores.
Base
Principal joia do Palmeiras e a um mês de assinar seu primeiro contrato profissional, o atacante Endrick vem empilhando marcas nas categorias de base antes de ficar à disposição do técnico Abel Ferreira no elenco principal.
Com os dois marcados na goleada por 4 a 1 sobre o Vasco da Gana, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil Sub-17, Endrick chegou a 80 gols em jogos oficiais na base, desde o Sub-13, em 109 jogos (83 vitórias, 17 empates e nove derrotas).
São Paulo x Palmeiras
SÃO PAULO X PALMEIRAS
SÃO PAULO – Jandrei; Arboleda, Diego Costa e Léo; Rafinha, Gabriel Neves, Rodrigo Nestor, Igor Gomes, Patrick (Luciano) e Welington (Reinaldo); Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
PALMEIRAS – Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Gabriel Veron, Dudu e Rony. Técnico: João Martins (auxiliar).
ÁRBITRO – Raphael Claus (Fifa/SP).
LOCAL – Morumbi, 20h.