O Governo de São Paulo está expandindo o serviço das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) Online para mais seis cidades do estado: Aparecida, Bananal, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Ituverava e Capivari. A ação faz parte da campanha SP por Todas: 21 dias por elas, em apoio ao movimento internacional 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
A primeira nova sala começou a funcionar esta semana em Aparecida e oferece atendimento por videoconferência, realizado por policiais especializados em acolhimento de vítimas de violência doméstica ou familiar. Segundo a delegada Cláudia Nogueira Cobra, coordenadora da DDM Online, o serviço é mais humanizado, permitindo que as vítimas tenham mais tempo e suporte durante o registro de suas denúncias.
Como funciona o atendimento nas salas DDM Online
As salas estão localizadas dentro de delegacias territoriais. Ao procurar a unidade e informar que é vítima de violência, a mulher é encaminhada para a sala DDM, onde o atendimento é realizado remotamente por um policial especializado.
- O boletim de ocorrência é registrado como se o policial estivesse presente.
- Caso a vítima solicite uma medida protetiva de urgência, seu depoimento é gravado em vídeo, transcrito e enviado ao Poder Judiciário.
- O serviço complementa as 141 unidades físicas das Delegacias de Defesa da Mulher no estado, somando agora 144 salas DDM Online.
Opções de boletim de ocorrência eletrônico
Para mulheres que preferem registrar a denúncia sem sair de casa, o estado também disponibiliza a opção de boletim eletrônico por meio do site da Delegacia Eletrônica ou pelo aplicativo SP Mulher Segura. Nesses casos, é possível cadastrar informações pessoais, do agressor, histórico da ocorrência e anexar imagens. Medidas protetivas também podem ser solicitadas online.
Impacto e expansão do programa
Desde o início da atual gestão, o Governo de São Paulo implementou 65 novas salas DDM Online, ampliando o alcance da rede de proteção para mulheres vítimas de violência.
A secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, destacou a importância da iniciativa. “Com a expansão das salas DDM Online, garantimos mais segurança, acolhimento e acessibilidade às mulheres, fortalecendo a rede de proteção e justiça em todo o estado.”
Saiba mais
No Portal da Mulher Paulista, as políticas públicas de proteção, saúde e autonomia financeira disponíveis para as mulheres de São Paulo estão detalhadas, reforçando o compromisso do governo estadual com a causa feminina.