Em jogo atrasado da 10ª rodada do Paulistão, Ferroviária e Santos se enfrentam às 19h, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara.
O Santos se preparou no Otho Hotel, em Itu, após perder o clássico para o Palmeiras por 1 a 0, no Allianz Parque.
O técnico Fabián Bustos, que busca sua primeira vitória no comando do Peixe, perdeu o zagueiro uruguaio Emiliano Velásquez, expulso contra o Verdão. Kaiky deve formar a dupla de zaga ao lado de Eduardo Bauermann.
Outro que fica de fora é o meia Marcos Guilherme, liberado após o nascimento do seu filho. Seguem no departamento médico os jogadores John, Madson, Felipe Jonatan, Carlos Sánchez e Kevin Malthus.
Quem deve ser mantido no Peixe depois do clássico contra o Palmeiras é o meia Lucas Barbosa. Escalado aberto pela direita, o garoto se destacou e chamou a atenção.
O Santos chegou a viajar para Araraquara e até a entrar em campo no dia 5 de março, mas a partida contra a Ferroviária foi adiada por falta de luz na Arena Fonte Luminosa, após fortes chuvas.
Santos e Ferroviária estão empatados com 10 pontos e o vencedor do duelo já garantirá vaga na elite do Campeonato Paulista da próxima temporada. São dois pontos a mais que a Ponte Preta, primeiro time na zona de rebaixamento.
Além disso, uma vitória no jogo mantêm vivas as chances de classificação para os dois times. O Santos é o terceiro colocado do Grupo D e disputa uma vaga com o Santo André, que está em segundo e possui 12 pontos. A Ferrinha tem cinco pontos a menos que o São Bernardo, vice-líder do Grupo B.
Bustos comandou o Santos em dois jogos até o momento. Pela Copa do Brasil, o técnico garantiu classificação nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal contra o Fluminense do Piauí. Pelo Paulistão, derrota no clássico para o Palmeiras.
A Ferroviária tem duas decisões em casa para fugir do rebaixamento. O time comandado por Elano Blumer joga hoje contra o Santos e no sábado diante do Mirassol, às 16h. O time grená será exatamente o mesmo que perdeu para o Guarani por 2 a 1, sábado passado em Campinas. O meia Gegê continua de fora se recuperando de um desconforto muscular.
Será o reencontro de Elano com sua ex-equipe. O ex-meia tem mais de 300 jogos pelo Peixe e conquistou títulos importantes, como o bicampeonato do Brasileirão (2002 e 2004) e a Libertadores (2011).
Nos bastidores, Byron Castillo é o primeiro jogador indicado pelo técnico Fabián Bustos como possível reforço para o Santos. O lateral-direito de 23 anos é um dos destaques do Barcelona de Guayaquil, do Equador, ex-clube do treinador argentino. O atleta tem seis partidas pela seleção de seu país, tendo sido titular em cinco delas.
Ferroviária x Santos
Ferroviária – Saulo, Bernardo, Bruno Leonardo, Didi e João Lucas; Guilherme Nunes, Uillian Correia e Thomaz; Hygor, Bruno Mezenga e Orejuela. Técnico – Elano Blumer.
Santos – João Paulo; Auro, Kaiky, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Sandry, Vinicius Zanocelo e Ricardo Goulart; Lucas Barbosa, Marcos Leonardo (Camacho ou Luiz Felipe) e Ângelo. Técnico – Fábian Bustos.
Árbitro – Luiz Flávio de Oliveira.
Local – Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, às 19h.