A Santa Casa de Limeira celebrou seus 130 anos de história nesta segunda-feira (17) com um evento especial que reuniu autoridades locais e regionais. O grande destaque da solenidade foi o anúncio da entrada em funcionamento de um novo acelerador linear no Centro de Oncologia de Limeira (COL), um avanço significativo para o tratamento do câncer na cidade e na região.
O novo equipamento, Elekta Infinity, é considerado o mais moderno do interior paulista e permitirá reduzir o número de sessões de radioterapia e o tempo de tratamento para diversos tipos de câncer. A previsão é que ele comece a operar em abril de 2025.
Tecnologia de ponta no combate ao câncer
O acelerador linear Elekta Infinity foi adquirido por meio de emendas parlamentares do deputado federal Miguel Lombardi, com apoio da Prefeitura de Limeira. O investimento totalizou cerca de R$ 9 milhões, além de R$ 2 milhões doados pelo Instituto João e Belinha Ometto para a reforma do bunker onde o equipamento será instalado.
A máquina substituirá um equipamento que operou na Santa Casa por mais de 20 anos. Com tecnologia de alta precisão, o novo acelerador permitirá tratamentos mais eficazes e com menos efeitos colaterais, aumentando o conforto e a qualidade de vida dos pacientes.
Segundo Dr. Leonardo Lage, médico radioterapeuta do COL, e Dra. Susiane Moraes Araújo, física médica responsável pelos equipamentos, o Elekta Infinity possibilita uma abordagem personalizada para cada tipo de tumor, sendo capaz de realizar tratamentos como:
✅ IMRT e VMAT – Radioterapia de alta precisão
✅ Radiocirurgia e Radioterapia Estereotáxica
✅ Tratamentos tridimensionais (3D)
Os especialistas explicam que a nova tecnologia permitirá reduzir o número de sessões, especialmente para câncer de próstata, mama e intestino.
🔹 Tratamento que antes exigia 30 sessões poderá ser concluído em 15 sessões
🔹 Em casos específicos, protocolos serão reduzidos pela metade
A comemoração dos 130 anos da Santa Casa ocorreu no Château du Solano, reunindo autoridades de Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis e Engenheiro Coelho.
O provedor Wilson Rocha e o vice-provedor José Mario Bozza Gazzetta prestaram homenagens a ex-provedores que contribuíram com a trajetória da instituição, incluindo Vicente Pironti, Luiz Alberto Battistella, Luis Eduardo Francisco e Marcos Bozza. Também foram lembrados Marco Zaccaria (in memoriam) e Antonio Simoni (in memoriam).
Durante a solenidade, o trabalho dos mais de 1.300 colaboradores e 300 médicos da Santa Casa foi enaltecido.
“Somos imensamente gratos a todos que fazem da Santa Casa de Limeira uma instituição essencial para quem mais precisa. Nossa missão é continuar avançando e proporcionando atendimento de excelência à população”, destacaram Wilson Rocha e José Mario Bozza Gazzetta.