Limeira será representada no pelotão de elite da 96ª Corrida Internacional de São Silvestre. Samuel Nascimento está entre os 10 brasileiros apontados pelos especialistas como favoritos a vencer a prova.
Será sua quinta edição no evento que fecha o calendário esportivo de 2021. Sua melhor colocação foi em 2017, quando completou os 15 km na 22ª posição, com o tempo de 48 minutos.
Samuel, de 33 anos, afirmou que esta é a edição em que melhor está preparado, fisicamente e mentalmente, e que por isso, sonha fechar o percurso entre os dez primeiros colocados.
“Em razão da pandemia, poucos estrangeiros se inscreveram. É a chance que nós brasileiros temos para buscar uma colocação melhor”, justificou.
Geralmente, o campeão cruza a linha de chegada, no máximo, em 44 minutos. Samuel acredita que se tudo ocorrer bem, sem enfrentar obstáculos como a chuva ou o forte calor por exemplo, ele conseguirá completar em até 46 minutos.
“Vencer a São Silvestre é o sonho de qualquer corredor, inclusive o meu. Mas temos que ser realistas. A gente sabe que a chance é mínima. Por isso, a gente tenta dar o melhor de nós. Cruzar a linha de chegada no nosso limite é o objetivo. O resultado é consequência. Uma coisa é certa. Nunca estive tão preparado como agora”, comentou.
E Samuel Nascimento participou de várias corridas importantes nos últimos meses. Na Maratona do Rio de Janeiro, o principal fundista de nossa cidade, de 1m71 e 56 kg, completou os 42 km na 3ª posição, ficando atrás apenas de Justino Pedro da Silva e de Edson Amaro Arruda dos Santos, ambos da Associação Petrolinense de Atletismo, de Pernambuco.
Para se ter uma ideia da concorrência no Rio, o campeão cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h13min31s – recorde da prova. Edson fechou em 2h16min, enquanto o limeirense, que compete pela Luasa Sports, de Taubaté, fez em 2h18min, uma marca expressiva em sua carreira.
Samuel, que é treinado por Diego Esteolim, também participou da tradicional corrida Tribuna de Santos no começo deste mês, com percurso de 10 km. O limeirense repetiu a desempenho do Rio de Janeiro e fechou a prova em terceiro lugar.
Sua última corrida foi em Limeira, no Horto Florestal, onde sobrou, vencendo a prova de 5 km com muita tranquilidade.
Samuel, que tem o projeto #voasamuca, agradece seus patrocinadores: Garagem Dois Irmãos, André Pinturas, Care Club, Belanel, Rodas União, Supletivo a Distância, Alfa Suplementos, Goup Natural Energia e Mania de Corrida.