Um morador da área central da cidade de Saltinho (SP), distante cerca de 13,8 Km de Piracicaba (SP), foi multado em R$ 16.500,00, pela Polícia Militar Ambiental, por não atualizar o acervo faunístico, no caso, sobre a criação de pássaros.
Segundo os patrulheiros ambientais, que estiveram no local nesta terça-feira (1º), 15 dias atrás eles estiveram na propriedade e constataram que o plantel do criador amador estava divergente da relação de passeriformes em 33 (trinta e três) aves, todas com datas de nascimentos dos anos 2001 e 2002.
As aves são das seguintes espécimes: Azulão-verdadeiro (02), Iraúna-grande (02), Carachué-coleira (01) e Canário-da-terra (28). Como não havia aves na residência, pois ele deixou de ser criador há vários anos, nunca providenciou atualizações na relação das aves, nem de seu endereço.
Nesta terça-feira, retornando ao local para ver se ele obedeceu à determinação, os policiais viram que nada foi modificado. Por isso, foi oi lavrado um Auto de Infração Ambiental nos termos do artigo 25, § 3º, inciso IV da Resolução SIMA 05/21: “Por deixar de manter atualizado o acervo faunístico”.




