Os integrantes do Júri de Premiação do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba escolheram, no último sábado, 19/08, as obras premiadas desta edição, que será aberta a partir das 19h do próximo sábado (28), no Armazém 14 do Engenho Central. Somente durante a abertura é que serão conhecidos os vencedores.
Foram definidas no último sábado, em Piracicaba, as obras premiadas do 50º Salão Internacional de Humor e cujos vencedores só serão escolhidos na cerimônia de abertura, a partir das 19h do próximo sábado (26), no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho Central, com entrada gratuita.
Entre os 314 trabalhos selecionados, produzidos por 175 artistas de 30 países, os jurados analisaram obra por obra de todas as categorias – cartum, charge, caricatura, quadrinhos, temática, escultura, prêmio Unimed, que tem como tema saúde. Os vencedores foram definidos após muitos debates, defesas de entendimentos e a busca pelos melhores trabalhos que representem com louvor a edição de meio século do Salão de Humor.
O Júri de Premiação foi formado por Boligan (caricaturista cubano que vive no México), Zetti Araujo (ex-diretora do Salão de Humor e chefe do programa Movimentação Cultural, da Semac), Sidney Gusman (jornalista brasileiro, editor do Universo HQ e da Mauricio de Sousa Produções), Rosana Herman (escritora, roteirista e apresentadora brasileira), Eduardo Baptistão (ilustrador brasileiro, colaborador das revistas Veja e Você S/A e Carta Capital), Fabiane Langona (quadrinista da Folha de S. Paulo) e Max Porto (ex-BBB, caricaturista e escultor).
Pela primeira vez em um júri do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Max Porto conta que foi difícil chegar à unanimidade do Grande Prêmio e até dos vencedores de cada categorias devido ao nível elevado das obras, tanto pela técnica, quanto pela criatividade e temática. “O consenso foi complicado e foram boas horas para achar o campeão, e nos esmeramos bastante. Foi uma dinâmica muito legal”.
Fabiane Langona, também estreante no júri do Salão, destacou que o evento é “um símbolo de Piracicaba” e revelou que tomou muito cuidado na análise dos vencedores. “Primeiramente tendo um olhar respeitoso e afetivo frente aos trabalhos selecionados, tenho respeito máximo à categoria. Quanto aos critérios, o ‘humor ser engraçado’ foi um dos principais. E isso não é um pleonasmo”, brincou.
SALÃOZINHO – Com trabalhos feitos por crianças de 7 a 14 anos de idade, matriculadas em escolas públicas das Redes Municipal e estadual de ensino, e também de unidades escolares particulares, o Salãozinho de Humor de Piracicaba, que chega neste ano à 21ª edição, também será aberto oficialmente no mesmo dia e poderá ser visitado no Armazém 14 do Parque do Engenho Central.
SERVIÇO – 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Abertura: 26/08, às 19h, no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos (avenida Dr. Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: salaointernacionaldehumor.com.br.