A Defesa Civil de Limeira emitiu alerta nesta sexta-feira (15) após registrar duas novas ocorrências de queimadas — uma no Ouro Verde e outra nos fundos do condomínio Terras de São Bento. Com esses casos, já são dez focos registrados apenas nesta semana no município, número que acende o sinal de alerta diante da previsão de tempo ainda mais seco nos próximos dias.
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos no início da próxima semana. Na segunda-feira (18), o índice pode cair para 23%, chegando a 22% na quarta-feira (20). O cenário é agravado pela previsão de um “veranico” — período típico do inverno, com calor intenso e ausência de chuvas — que pode durar até cinco dias.
Essas condições climáticas aumentam consideravelmente o risco de incêndios em áreas verdes, colocando em perigo o meio ambiente e a saúde da população.
Orientações para prevenir focos de incêndio
Com o agravamento das condições, a recomendação é evitar qualquer prática que envolva fogo, como a queima de lixo, o uso de fogo para limpeza de terrenos e o descarte de bitucas de cigarro em áreas com vegetação. A propagação do fogo é rápida em ambientes com baixa umidade e temperaturas elevadas.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros orientam que, ao menor sinal de incêndio, a população entre em contato imediatamente pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).