Para que a água chegue tratada, potável e pronta para consumo nos imóveis de Limeira, ela passa por um longo e rigoroso processo que se inicia nas captações de água bruta no rio Jaguari e no Ribeirão Pinhal. Na sequência, o recurso é transportado por adutoras, que o conduzem até a Estação de Tratamento de Água (ETA), no Parque Hipólito, onde é submetido a diversos procedimentos que asseguram sua qualidade até ser distribuída pela BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade.
Ao chegar na ETA, a água passa por sete processos:
1) Coagulação – Consiste na adição de policloreto de alumínio (PAC) a água captada, o que favorece a união das partículas e impurezas da água e facilita a remoção durante a decantação;
2) Floculação – Etapa na qual a água é submetida à agitação mecânica, para que as impurezas formem flocos maiores e mais pesados;
3) Decantação – Nos tanques de decantação, os flocos de impureza afundam e são separados do líquido;
4) Filtração – Filtros formados por camadas de areia grossa, areia fina, cascalho, pedregulho e carvão promovem a completa remoção dos últimos flocos de resíduos;
5) Fluoretação – Adição de flúor para prevenção de cáries;
6) Desinfecção – A água recebe adição de cloro para garantir a eliminação de bactérias;
7) Ajuste de pH – Adição de cal hidratada para manter a neutralidade da água.
Após passar por todas essas etapas, a água tratada é enviada para os 33 reservatórios da cidade e, por meio das redes de distribuição, chega aos imóveis.
“São 69 milhões de litros de água produzidos diariamente para abastecer todo o município com água de qualidade”, explica Rogério Lima, gerente de operações da BRK.
“Temos um compromisso com o cliente de garantir o abastecimento de água de maneira contínua e com qualidade. Realizamos, somente em 2022, mais de 100 mil análises do produto para assegurar que a água que chega as torneiras dos moradores pode ser consumida”, complementa o gerente.