Mais uma vez a reportagem do Rápido no Ar recebeu dezenas de reclamações devido a falta de energia em alguns pontos da cidade de Limeira. O problema começou na tarde desde sábado (24), após uma ventania que atingiu a região.
Nossa equipe conversou com o idoso Elias Cardoso, 66 anos, morador da rua Gisela Pezzoto Contin, no Jardim São João, em Limeira. Ela contou que desde sábado, às 16h está sem energia. Já realizou segundo ele, pelo menos sete ligações na empresa Elektro e toda hora é uma previsão diferente. – “Começou ontem por volta das 16h, acabou a água e depois a energia. Estou mais de 24 horas sem luz. Eu estou angustiado, desesperado não sei mais a quem recorrer. Rapaz, você sabe o que é ter uma esposa com Alzheimer e não poder dar um banho nela” – Nesse momento o idoso começa a chorar de soluçar. A esposa de Elias, a dona Marli também é idosa e tem 66 anos.
Já a moradora do bairro Alto da Graminha, Alexandra Bauman, demonstrou completa insatisfação diante dos serviços fornecidos pela Neoenergia Elektro. Através da uma mensagem de texto enviada para reportagem, ela desabafou – “Meu nome é Alexandra e sou moradora da Rua Frederico Mayer Filho e venho aqui indagar a minha total insatisfação com a prestação de serviços da Neoenergia Elektro para com os seus consumidores.
Estamos relatando desde o dia 24/07/24 às 18 horas, sobre a queda de energia, sobre o fio que está partido em frente à casa de número 51 e sobre chaves que foram desligadas do poste. São moradores entrando em contato constantemente com a Elektro, e cada hora com informações contraditórias por parte da empresa, como por exemplo, o horário para a solução do problema. Os nossos alimentos estão se perdendo e o pior tem moradores com crianças que utilizam medicamento de alto custo que não pode ficar fora da geladeira. É um verdadeiro caos. Fica aqui registrado a minha indignação, e que a Elektro refaça seus processos internos, ou tenham um Plano B, para estas intercorrências. Espero que tenham EMPATIA, para com o problema do próximo e com a população de um modo geral” – comenta a moradora.
Uma outra moradora contou que diversos protocolos foram abertos e que as previsões para restabelecer o fornecimento de energia sempre são alteradas pela empresa – “Já perdi as contas de quantos protocolos foram abertos. Já estamos sem energia há 24 horas. Alguns moradores precisaram levar medicamentos em outros locais para não se perder” – comentou Érica.
No último mês de Julho, uma liminar do Ministério Público determina que a empresa Neoenergia Elektro faça melhorias na qualidade dos serviços, entre elas, a obrigatoriedade de restabelecer o fornecimento de energia dentro de 24 horas, quando houver interrupção.
Vários registros de reclamações de consumidores foram apontados pelo promotor de Justiça do Consumidor de Limeira, Hélio Dimas de Almeida Junior. Os principais apontamentos estão relacionados a interrupções no fornecimento de energia, demora no restabelecimento dos serviços, falha no atendimento aos clientes e queima de aparelhos eletrônicos de moradores.
Em sua decisão no último dia 2 de Julho, a juíza da Vara da Fazenda Pública de Limeira, Graziela da Silva Nery Rocha, afirma que as provas apresentadas pelo Ministério Público comprovam “má prestação do fornecimento de energia elétrica” pela Neoenergia Elektro.
A juíza ainda determinou medidas que a empresa deve cumprir, entre elas:
* Responder em até 60 segundos em aplicativo de mensagem e oferecer atendimento humano também dentro de 60 segundos.
*Obrigatoriedade da empresa informar aos clientes a previsão para restabelecer a energia no caso de interrupção, independentemente de solicitação por aplicativo ou mensagem.
*Realizar monitoramento de oscilações de tensão na rede para reduzir ou eliminar o problema.
*Realizar podas em vegetações para evitar acidentes e vistoriar a rede de forma preventiva para manutenção de cabos soltos, e materiais sem proteção.
*Atender o consumidor em até 30 minutos de forma presencial.
*Restabelecer a energia elétrica no prazo de 24 horas.
A reportagem do Rápido no Ar tentou contato com a assessoria de imprensa da empresa Neoenergia Elektro. Através de sua assessoria de imprensa a empresa responde – “98% dos clientes de Limeira estão com o fornecimento de energia normalizado. A concessionária intensificou o número de equipes na cidade. Neste momento, apenas casos pontuais”. Porém, o questionamento feito pela reportagem sobre a liminar da justiça que estabelece que a Neoenergia restabeleça o serviço dentro de 24 horas em caso de interrupção não foi respondido pela empresa.