A bebida que ficou famosa em Limeira (SP) e caiu no gosto dos jovens, o “Tchay”, está sendo alvo de requerimento da vereadora Lu Bogo (PL) para que a Prefeitura intensifique o trabalho de fiscalização da venda e de sua composição.
Quem anda pela cidade pode ver diversos lugares anunciando a venda da bebida. Ela se tornou cada vez mais famosa e mais querida pelos jovens, mas segundo a vereadora, uma fiscalização mais forte deve ser realizada nos estabelecimentos.
“Não há uma receita específica desta bebida e a composição é duvidosa, com risco de ter entre os ingredientes o etanol. Este assunto já foi discutido em reuniões do Conselho de Segurança e agora vamos provocar o Executivo para intensificar a fiscalização e até mesmo fazer análise da composição da bebida”, justificou Lu Bogo.
Ainda segundo a vereadora, diversas pessoas já relataram que presenciaram menores de 18 anos, fazendo o consumo da bebida livremente. “Precisamos envolver as Secretarias de Saúde, de Segurança Pública e de Administração Pública para verificar tanto a procedência desta bebida, quanto o público que a consome. Recebemos muitos relatos de populares informando que os consumidores do “Tchay” são jovens, com idade abaixo de 18 anos, que consomem em excesso a bebida e coloca em risco a sua saúde, a sua vida”, relatou Lu Bogo.
O requerimento foi lido em Plenário, na sessão do dia 26 de agosto, e encaminhado para o Executivo, que tem o prazo de até 30 dias para responder.
BAR CLANDESTINO
No dia 29 de agosto o Rápido no Ar mostrou um bar clandestino que foi fechado pela Guarda Civil Municipal (GCM) no Bairro Nova Conquista. No local foram encontradas bebidas sem procedência, muito lixo acumulado e uma adolescente, de 16 anos, que alegou trabalhar no local com a venda de “Tchay”.