Representantes de escolas que atendem o programa Bolsa Creche participaram nesta quarta-feira (27) da reunião da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal. Durante o encontro, os gestores solicitaram o apoio dos vereadores para um reajuste no custeio do programa, que atualmente repassa R$ 23,30 por criança por dia.
Gislaine Januário da Silva, porta-voz do grupo, relatou que foi orientada por servidores da Secretaria de Educação a procurar os vereadores para viabilizar emendas impositivas que poderiam garantir o reajuste. No entanto, o vereador Waguinho da Santa Luzia (PP) esclareceu que a responsabilidade sobre o orçamento e a destinação de recursos do programa é da Prefeitura. Ele também explicou que as emendas impositivas têm valores limitados, previamente definidos pelo Executivo.
“Precisamos de um valor que cubra os custos dos serviços que oferecemos aos alunos do Bolsa Creche. Os R$ 23,30 repassados atualmente são insuficientes para atender as demandas das escolas”, pontuou Gislaine.
O papel da Comissão de Educação
A Comissão de Educação e Cultura é responsável por analisar propostas relacionadas à educação e cultura, além de fiscalizar as ações desenvolvidas nessas áreas pela administração municipal. Durante a reunião, os vereadores discutiram possíveis alternativas para apoiar as instituições e reforçaram a necessidade de diálogo com o Executivo.
Participantes da Comissão
O colegiado é formado pelos vereadores Elias Barbosa (PRTB), presidente; Terezinha da Santa Casa (PL), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (PP), secretário. As deliberações e encaminhamentos definidos durante a reunião serão registradas na ata oficial.