O Renault Zoe foi o carro elétrico melhor avaliado na 7ª edição do Selo Maior de Revenda – Autos, da Agência Autoinforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação. O veículo 100% elétrico da Renault teve uma desvalorização de 9,9% em 12 meses de uso.
O Zoe é carro elétrico mais vendido do mercado europeu. “Essa liderança é reflexo do pioneirismo da marca. No Brasil também estamos em primeiro lugar na venda de carros 100% elétricos, com mais de 300 veículos vendidos”, afirma Fernando Pfeiffer, gerente de Marketing Produto da Renault do Brasil.
A pesquisa considerou os 102 modelos zero-quilômetro mais vendidos, de 20 marcas. Neste ano, foram 15 categorias e o campeão geral. Em edições anteriores, Selo Maior Valor de Revenda – Autos chegou a ter 19 categorias. “Este ano, decidimos extinguir Hatch Médio, Hatch Premium, Perua e Sedã Grande porque esses segmentos apresentaram apenas um modelo em comercialização ou significaram vendas abaixo de mil unidades no período de 12 meses. Além disso, veículos elétricos e híbridos foram separados porque, mesmo sem altos volumes, conquistaram representatividade no mercado brasileiro”, explica Joel Leite, idealizador da certificação.
Na avaliação de Luiz Cipolli Junior, do Departamento de Pesquisa da Agência Autoinforme, “a depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Daí a importância do selo”.