O New Duster, da Renault, foi reprovado no teste de impacto realizado pelo Instituto Independente de segurança Viária para o Mercado da América Latina e do Caribe, o Latin NCAP. O SUV tirou nota zero segundo o resultado divulgado na manhã desta sexta-feira (27).
O Duste foi mal no teste de colisão frontal a 64 km/h contra uma barreira fixa. Ele apresentou uma estrutura instável e vazamento de combustível, o que, segundo o instituto, já seria motivo suficiente para a Renault realizar um recall do modelo.
De acordo com a a Latin NCAP, o Duster produzido na América Latina e na Romênia com dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obteve zero estrela no novo protocolo do Latin NCAP. O SUV obteve 29,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 22,93% em Proteção de Ocupantes Infantis, 50,79% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 34,88% em Sistemas de Assistência de Segurança.
Segundo o instituto, o veículo foi avaliado em testes de impacto frontal, impacto lateral, whiplash, proteção de pedestres e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). No impacto frontal, o modelo apresentou estrutura instável e perda de combustível.
No cenário potencial de um teste regulatório sob a norma UN95, o modelo falharia devido à abertura da porta. O teste de Whiplash mostrou proteção insuficiente para o pescoço.
A proteção do ocupante infantil apresentou uma pontuação baixa quando as cabeças dos dois dummies entraram em contato com o interior do veículo. Da mesma forma, o veículo não oferece a marcação permanente do aviso de desconexão do airbag para o passageiro.
A instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI) também obteve pontuação baixa. A proteção de pedestres é aceitável. A Assistência de Segurança mostrou que o ESC cumpre os requisitos regulamentares e teve um bom desempenho no Teste do Alce até 80 km/h no Teste de Moose ADAC e apenas até 60 km/h no cenário de Teste do Consumidor.
De acordo com Stephan Brodziak, presidente do Conselho do Latin NCAP, “É muito discriminador que, após mais de 10 anos avaliando o desempenho de segurança dos veículos comercializados na América Latina e no Caribe, continuemos a ver carros zero estrela. Em termos de segurança veicular, ainda somos tratados como cidadãos de segunda classe apenas para que alguns fabricantes possam economizar dinheiro na produção de veículos. O dinheiro que esses fabricantes economizam se traduz em mortes e ferimentos graves que afetam famílias e a economia de nossa região. A América Latina não merece mais carros zero estrela, chega de carros de baixa segurança!”.
O mesmo carro levou quatro estrelas em 2019. Em 2020 o Latin NCAP tornou os critérios de avaliação mais rígidos, fazendo com carros como o Ford Ka e Hyundai HB20 também tiveram notas zeradas ano passado.