Para ajudar os contribuintes a regularizar dívidas com o município, a Prefeitura de Campinas disponibilizou tutoriais online com o passo a passo para adesão ao Refis 2025. Os materiais estão acessíveis no site oficial do programa (campinas.sp.gov.br/sites/refis) e explicam desde o credenciamento até a geração de guias e parcelamentos.
Tutoriais explicam cada etapa do processo
Como o Refis 2025 é totalmente digital, os tutoriais servem como guia para que o cidadão possa realizar todo o processo com autonomia. Os vídeos e materiais abordam temas como:
-
Acesso e credenciamento no Ambiente Exclusivo;
-
Geração de demonstrativo de débito;
-
Emissão de guia para pagamento à vista;
-
Opções de parcelamento de dívidas.
Segundo Fabrício Melonari, diretor de Cobrança e Controle de Arrecadação, o contribuinte também pode tirar dúvidas por meio de canais como o WhatsApp. Ele orienta que a adesão seja feita o quanto antes, já que o prazo final vai até 9 de dezembro.
Condições e descontos do Refis Campinas 2025
O programa oferece descontos em multas e juros moratórios para dívidas como IPTU, ISS, ITBI, Taxa de Lixo e infrações tributárias. As condições variam conforme a forma de pagamento:
-
À vista: 70% de desconto em multas e juros;
-
2 a 6 parcelas: 60% de desconto;
-
7 a 12 parcelas: 50% de desconto + 6% ao ano de juros compensatórios;
-
13 a 60 parcelas: 40% de desconto + 6% ao ano;
-
60 a 96 parcelas: 30% de desconto + 6% ao ano (somente para dívidas acima de R$ 1 milhão).
Para dívidas não tributárias, como as do Procon, Cofit e Vigilância Sanitária, os descontos chegam a 15%, com parcelamento em até 96 vezes para valores altos.
Como aderir ao Refis
A adesão deve ser feita por meio do Ambiente Exclusivo no site da prefeitura. Pessoas físicas acessam diretamente, enquanto empresas devem utilizar o Certificado Digital e-CNPJ.
Outras informações, formulários e guias também estão disponíveis no hotsite oficial do Refis 2025.




