Com o recesso escolar agora em dezembro, a Secretaria de Educação de Limeira acelerou a reforma da Emeief Noedir Tadeu Santini, no Parque Nossa Sra. das Dores. Outras cinco escolas também estão sendo reformadas. São elas: Jonas Pereira Britto, Stella Regina Furlan, Theresa Veronesi D’Andrea, Prefeito Ary Levy Pereira e Jamile Caram. Somados, os investimentos nos seis estabelecimentos de ensino chegam a quase R$ 1 milhão.
Na Emeief Noedir Tadeu Santini, o pátio, a sala dos professores e o almoxarifado recebem piso novo. Em outra frente de trabalho, corredores são nivelados às salas de aula para garantir acessibilidade na área interna da escola. O próximo passo será a instalação de um barrado de pastilhas nas paredes dos corredores, tratamento antiferrugem de estruturas e pintura do telhado. A ação irá beneficiar 274 alunos, de 4 a 11 anos.
A diretora da Noedir, Márcia Dalva Machinski, relatou que o piso antigo apresentava pontos quebrados ou soltos e que a reforma irá oferecer mais segurança aos alunos. No que diz respeito à acessibilidade, ela informou que o projeto ainda prevê a construção de uma rampa de acesso ao palco. “A obra é muito importante porque além de garantir mais segurança com a regularização dos pisos, tornará a área interna acessível, sem degraus para facilitar a circulação de cadeirantes”, frisou.
Quanto ao revestimento de pastilhas, a diretora salientou que a medida evitará umidade e facilitará a limpeza e desinfecção do ambiente. “A pintura do telhado interno também trará mais luminosidade e sensação de bem-estar para alunos, professores e funcionários”, acrescentou.
Outra unidade em processo de revitalização é o CI Jonas Pereira Britto, no Residencial Village. Os trabalhos incluem a reforma do playground, do pergolado e das grades, troca de cortinas e toldos, substituição da instalação elétrica, manutenção predial, entre outras. A obra começou em outubro e deve ser concluída no fim de janeiro.
O prefeito Mario Botion citou os benefícios com as reformas. “Estamos fazendo esses investimentos como forma de melhorar as condições de nossas escolas, situação que contempla toda a comunidade escolar”, declarou. Outras reformas em estabelecimentos da rede municipal de ensino estão previstas para acontecer em 2023, conforme antecipou Botion.