Com a abertura gradual dos estabelecimentos por conta do choque da pandemia do novo coronavírus, diversas salas de cinema deram início a retomada gradual das atividades nesta semana. Salas das redes Cinemark e Espaço Itaú divulgaram estabelecimentos e programação que está por vir, seguindo protocolos de segurança.
O site do Cinemark informa que as cidades: Mogi das Cruzes, Foz do Iguaçu, Campinas, Jacareí, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São Paulo já têm salas abertas. A rede intercala lançamentos recentes com longas antigos que entram em cartaz, desde “O Roubo do Século”, lançado este ano, até “Matrix” e “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.
O Espaço Itaú tem salas abertas em São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. Na rede, o mesmo esquema é proposto: o último filme de Guy Ritchie, “Magnatas do Crime”, está em cartaz, junto com “Scooby! – O Filme” e relançamentos como “Corra!” e “Os Bons Companheiros”.
Confira o vídeo que detalha os protocolos de segurança do espaço Itaú: https://youtu.be/rKHFObGD-pI
Em São Paulo, adesivos no chão vão mostrar qual a distância segura entre as pessoas. O uso da máscara é obrigatório, inclusive dentro da sala, onde as cadeiras que não podem ser usadas estarão sinalizadas. O intervalo entre as sessões vai aumentar, para dar tempo de higienizar e organizar tudo.
“Nós queremos fazer uma reabertura tranquila, sem pressa, obedecendo rigorosamente todos os critérios que forem enviados pelas autoridades para oferecer segurança, comodidade, cuidado e bem-estar para os nossos espectadores”, diz Paulo Lui, porta-voz do Juntos pelo Cinema e presidente do Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo.
Enquanto grupos e acompanhantes podem se sentar juntos, o distanciamento entre grupos diferentes dentro do cinema deve ser respeitado.
A reabertura é importante, pois marca o recomeço de um setor que foi duramente golpeado com a pandemia. Até julho deste ano, os cinemas do país haviam arrecadado apenas R$ 562 milhões, tendo que em 2019, no mesmo período, já haviam arrecadado mais de R$ 1,7 bilhão