Em maio, durante o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália, um dos mais importantes encontros de veículos antigos do mundo, a BMW mostrou a R18, protótipo que remete às primeiras motos da marca alemã. No início deste mês, durante o Salão de Milão (EICMA), a fabricante apresentou a R18 /2. Trata-se de uma versão atualizada do primeiro projeto, acrescida de toques mais modernos.
Se o protótipo revelado em maio tinha um estilo mais purista, do tipo, digamos, “retrô-raiz”, a R18 /2 é claramente a aposta no segmento de modelos cruiser. Esse estilo de moto custom com pitada esportiva, é a praia da Harley-Davidson, cujo destaque é a Breakout.
O conceito da BMW dará origem a um modelo inédito, com foco no público jovem que cada vez mais vem buscando motos com estilo clássico ou customizado.
O visual da R18 /2 atende perfeitamente essa demanda. No protótipo, há uma bolha em volta do farol que traz um pequeno defletor integrado, para desviar o ar do piloto.
O modelo conceitual não tem banco para garupa, o que dá a entender que a moto foi pensada para que o piloto curta a estrada sozinho. Na versão de produção, é provável que haja assento para um passageiro. O item poderá ser oferecido como acessório ou opcional.
No protótipo, o piloto fica com as pernas flexionadas a 90° e com o tronco levemente avançado sobre o tanque. O painel de instrumentos é bastante simples: traz apenas velocímetro analógico.
Antecipando o que deve vir no novo modelo da BMW, a R18 /2 tem freios da marca Brembo, com discos duplos na dianteira e simples atrás. As rodas diamantadas são de 19 polegadas na frente e 16″ atrás e a transmissão final é por cardã.
O motor é a parte mais importante do modelo conceitual. Trata-se de um inédito boxer com dois cilindros opostos de 1.800 cm3. O sistema de arrefecimento é misto: a ar e a óleo. Quando entrar em produção, esse será o maior motor produzido pela Motorrad, a divisão de motos da BMW. O bloco é todo feito de alumínio fundido e há detalhes polidos, como a tampa de válvulas do cabeçote.