Dados divulgados pelo IBGE evidenciam que as vendas do comércio continuam prejudicadas desde maio, ainda por conta da greve dos caminhoneiros. Em julho foi registrado queda de 0,5% das vendas no mercado brasileiro, se comparado ao mês anterior. Mesmo assim as expectativas para a Black Friday, com data em 23 de novembro, estão altas.
Segundo último levantamento do Google, 81% dos 1.500 entrevistados declararam que pretendem comprar durante a Black Friday. O número de pessoas que conhecem a data comercial subiu de 27% dos respondentes, em 2014, para 99,5% em 2018. Os novos compradores estão aumentando gradativamente e a classe C é que mais se insere nesses percentuais, seis entre dez pertenciam à classe C.
Para os pequenos e microempresários esta é uma oportunidade que traz muitas vantagens e possibilidades de aumento de vendas. Segundo Lars Leber, country manager da Intuit, é preciso se preparar o quanto antes. “Para uma ação eficiente é importante conhecer muito bem o próprio negócio e neste caso o controle das finanças pode ser um aliado fundamental na definição da estratégia comercial”, diz.
Foi pensando neste momento estratégico que a Intuit preparou quatro dicas infalíveis pré-Black Friday, para que os empresários possam ter os melhores resultados com a data.
• Foque na campanha e nos descontos: Por meio do seu controle financeiro, analise suas vendas dos últimos meses, entenda suas margens e quais produtos têm em estoque. Determine então o objetivo da campanha, o público que deseja atingir e só então defina quais produtos e serviços serão ofertados e quanto de descontos você irá adicionar. Com a ajuda do QuickBooks, por exemplo, é possível fazer análises financeiras para medir a margem dos produtos/serviços e poder definir os descontos a serem estabelecidos de forma prática e inteligente. Com isso em mente é possível decidir quanto pode ser investido em ações de marketing para divulgação e captação de novos clientes.
• Não fique com o estoque vazio: Outra questão essencial quando se trata de Black Friday é o planejamento do estoque. É importante avaliar quais produtos podem entrar em uma “queima de estoque”, avaliar quantidades para garantir volume de vendas e, por fim, identificar a condição real do estoque e os produtos que possuem maior rotatividade. O mesmo critério vale para a oferta de serviços. Analise sua capacidade de entrega e qual prazo pode cumprir para não ter problemas com a entrega após a venda.
• Entenda – e se planeje para – a gestão de diferentes modos de pagamento: Nenhuma das dicas acima se torna possível sem a gestão do fluxo de caixa. É preciso estar atento para administrar diferentes formas de pagamento, como parcelamentos, e avaliar precificação dos produtos tendo em mente as taxas de cartão de crédito, além de estabelecer os fretes e estudar a implantação do frete grátis a partir um valor total de compra, como acontece com frequência nos e-commerces. É importante garantir que a promoção não irá ter um impacto negativo nos meses pós Black Friday e que não haja um desencontro de caixa entre os investimentos realizados para campanha e o efetivo recebimento das vendas
• Faça estimativas para próximas vendas: Crie orçamentos e avalie expectativas a curto, médio e longo prazo, incluindo os meses que antecedem a Black Friday. Organizar o que se espera para cada mês torna possível uma análise posterior do que se concretizou ou não, isso ajuda a entender melhor o seu negócio a cada ação realizada. Essas informações também serão importantes para promoções futuras – com um histórico documentado do que aconteceu em promoções anteriores, fica mais fácil prever e se preparar para futuras campanhas.