A Prefeitura de Limeira (SP) informou que quatro radares estão com a aferição vencida e estão sendo substituídos por aparelhos novos, assim como outros dois que tiveram a aferição reprovada pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas). Um novo contrato foi oficializado em julho no valor de R$ 12 milhões para a implantação e gerenciamento da fiscalização eletrônica de velocidade.
Os radares sem uso motivaram que a Comissão de Obras da Câmara Municipal de Limeira convocasse o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, para prestar esclarecimentos em reunião na próxima semana, no dia 7 de outubro. Membros da comissão alegaram não ter obtido a resposta oficial com o porquê dos aparelhos estarem sem uso e chegaram a falar em CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a situação dos radares.
A empresa vencedora da nova licitação foi o consórcio Sentran e Velsis, que venceu através de pregão eletrônico, pelo valor total de R$ 12,7 milhões.
De acordo com nota oficial da Prefeitura de Limeira, a Secretaria de de Mobilidade Urbana já emitiu ordem de serviço para a empresa que ganhou a licitação para fiscalização eletrônica, que iniciou a substituição desses aparelhos. “Segundo a pasta, todos os equipamentos serão trocados por novos – medida já em andamento. Após a instalação, será programada uma aferição para que os radares iniciem a operação”, informa.