A Guarda Municipal de Campinas (SP) fechou 10 comércios que desrespeitavam as regras sanitárias de combate ao novo coronavírus entre a noite de sexta-feira (2) e a madrugada de sábado (3). A operação “Aglomeração Zero” contou com o trabalho de fiscais municipais, que abordaram e dispersaram 927 pessoas que se aglomeravam em festas ou estabelecimentos. Dos 10 comércios fechados, quatro foram lacrados.
O toque de recolher na cidade é válido das 21h às 5h desde a última quinta-feira (1°). Antes, a prefeitura adotava regra mais rígida, com fechamento às 19h. A flexibilização no horário do toque de recolher foi definida após análise de indicadores do sistema de saúde.
De acordo com o Executivo municipal, houve queda de 25% nos atendimentos de síndromes gripais nas unidades básicas e pronto atendimentos. Os casos positivos de Covid-19 reduziram de 35% para 31,9% nas duas últimas semanas. Apesar de reduzir o período de fechamento, a prefeitura prometeu manter a fiscalização por meio das operações.