O Mês da Árvore, promovido em setembro pela Prefeitura de Limeira, alcançou um público de alunos e educadores de escolas municipais e estaduais, representantes de associações, feirantes e população em geral. O balanço é da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, que realizou ações de doação de mudas, trilhas ecológicas, visitas aos patrimônios verdes, compostagem, dentro do projeto Reciclação, e plantios.
Diretora de Educação Ambiental, Adriana Muller Del Mondo informou que os drives de mudas resultaram na doação de 911 mudas de árvores frutíferas, nativas e ornamentais – foram 222 mudas doadas na zona rural e 689, na zona urbana. Foram disponibilizadas mudas de ipês (branco, amarelo, roxo, verde e rosa), Acerola, Amora, Araçá-Amarelo, Cabeludinha, Calabura, Carambola, Castanha-do-Maranhão, Cerejeira-do-Rio-Grande, Fruto-do-Sabiá, Goiaba, Grumixama, Jabuticaba, Jenipapo, Oiti, Pitanga e Quaresmeira.
Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi destacou que as ações de conscientização sobre a arborização são fundamentais para garantir qualidade de vida para a população. “As árvores desempenham função primordial na regulação do clima, mantendo a umidade do ar, reduzindo os impactos das ilhas de calor nas cidades, mitigando os efeitos das mudanças climáticas e garantindo a formação dos nossos rios que abastecem o município”, observa. “Plantar árvores significa semear um futuro melhor”, complementa.