Em fase final de implementação, o Grupamento de Patrulhamento Aquático da Guarda Civil Metropolitana (GCM), de Piracicaba (SP), já deu início a sua atuação no município com objetivo de fiscalizar e exercer vigilância em toda a extensão do rio Piracicaba e rio Corumbataí, além de demais afluentes dos mananciais.
No total, 14 guardas são rigorosamente treinados para o trabalho neste novo destacamento. Entre as ações já realizadas estão orientações sobre pesca proibida e retirada de lixo às margens do rio Piracicaba.
Conforme explica o comandante da corporação, Sidney Miguel da Silva Nunes, as equipes já fazem o monitoramento das margens dos rios, mapeando áreas críticas – locais de possível emissão de poluentes – nos rios Piracicaba, Corumbataí e afluentes. Além disso, Nunes reforça que, em breve, o novo destacamento fará cursos na Marinha do Brasil.
“Estivemos na Capitania Fluvial do Tietê-Paraná, em Barra Bonita (SP), e já estabelecemos um acordo de cooperação técnica entre o município e o governo federal. O grupamento fiscalizará, também, as embarcações nos tráfegos aquaviários”, disse.
O grupamento aquático da Guarda Civil de Piracicaba foi criado pelo prefeito Luciano Almeida por meio do decreto nº 20.071 de 18 de julho de 2024 e seu anúncio aconteceu em coletiva de imprensa no dia 19/07, que tratou sobre o desastre ecológico iniciado em 07/07, que causou a morte de toneladas de peixes no rio Piracicaba e atingiu a APA (Área de Preservação Ambiental) Tanquã, conhecida como minipantanal paulista.
Na coletiva, foi anunciada pela Cetesb a multa de R$ 18 milhões à Usina São José, de Rio das Pedras, identificada como a causadora do desastre. O grupamento terá quatro equipes com atuação 24 horas por dia no monitoramento dos rios e afluentes da cidade. A equipe usará um fardamento específico, camuflado, com opção de calça para o inverno e bermuda para o verão.
VISITA – Em julho, representantes da GCM estiveram em Santa Cruz da Conceição (SP) para conhecer a estrutura do município nas fiscalizações feitas na Represa Municipal Doutor Euclides Morelli. O objetivo foi trocar informações técnicas com a Guarda Civil daquele município para auxiliar na implementação do Grupamento de Patrulhamento Aquático da GCM de Piracicaba.
FUNÇÕES – Entre as funções do grupamento está a fiscalização para preservar a fauna e flora da região, defender os rios e mananciais que abastecem a cidade, monitorando e autuando casos de degradação do meio ambiente, incidência de agentes poluidores nos mananciais, pesca predatória e outros atos ilegais.
O grupamento também dará apoio operacional às ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), especialmente nas áreas de proteção permanente e de mananciais, além de proteger e atuar conjuntamente nas ações coordenadas pelo Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Piracicaba (Simdec), e outros órgãos de proteção do meio ambiente nas esferas estadual e federal.