O Projeto Primeira Nota está com o cadastro aberto para matrículas de crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, interessados em cursos de musicalização, instrumentos musicais e técnica vocal. A prioridade é para estudantes da rede pública de ensino, mas alunos de escolas particulares também podem participar.
As matrículas começam no dia 20 de janeiro, e as aulas terão início em 3 de fevereiro, no Centro Escolar Municipal de Música Manoel José Gomes (Cemmaneco), localizado na Vila Marieta, em Campinas.
Como funciona o cadastro e a matrícula
A diretora do projeto, Leila Claudia Sarubbi, explica que as vagas são preenchidas por ordem de chegada dos cadastros, sendo o cadastro o primeiro passo para garantir a participação. A inscrição pode ser realizada no site oficial: educa.campinas.sp.gov.br/formularios-primeira-nota.
Após o cadastro, as famílias receberão uma data e horário para comparecer à escola e efetuar a matrícula, caso as vagas ainda estejam disponíveis.
Cursos oferecidos e estrutura
- Faixa etária:
- Crianças de 6 a 10 anos: curso de musicalização.
- Adolescentes de 11 a 14 anos: opções de instrumentos de cordas, sopro, percussão e canto.
- Aulas:
As atividades acontecem duas vezes por semana. A escola cede os instrumentos musicais em regime de comodato para que os alunos possam praticar em casa. - Documentação necessária para matrícula:
- Comprovante de matrícula escolar;
- Comprovante de endereço;
- Documento de identidade dos pais e do aluno;
- Foto 3×4 do estudante.
Ao todo, são disponibilizadas 300 vagas.
Sobre o projeto
O Primeira Nota é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Campinas e o Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Em 2025, o projeto completa 10 anos, oferecendo educação musical gratuita e incentivando a formação cultural de jovens da cidade.
Contato e mais informações
As aulas acontecem no Cemmaneco, na Rua Dr. Betim, 520, Vila Marieta. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones:
- (19) 2515-7121
- (19) 2515-7122
- (19) 2515-7123.