O projeto de reforma administrativa da Prefeitura de Limeira foi oficialmente protocolado na Câmara Municipal nesta quarta-feira (24). A proposta, assinada pelo prefeito Murilo Félix, foi recebida pessoalmente pelo presidente da Casa, vereador Everton Ferreira (PSD), e pela vice-presidente, vereadora Tatiane Lopes (Podemos).
O Projeto de Lei Complementar 6/2025 propõe a extinção de 128 cargos comissionados e funções gratificadas, além da redução salarial nos cargos mantidos. Com as mudanças, a estimativa da administração é de uma economia anual de R$ 25 milhões, considerando encargos como 13º salário, férias e contribuições previdenciárias.
Apesar do corte, o projeto prevê a criação de cinco novas secretarias especializadas, voltadas à modernização da gestão e ao aprimoramento de políticas públicas. As novas pastas propostas são:
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Secretaria do Agronegócio e Áreas Rurais
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Secretaria de Proteção Animal
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Secretaria de Tecnologia e Gestão Eficiente
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Secretaria de Turismo e Eventos
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Secretaria de Valorização e Preparação para o Trabalho
“Foi uma promessa de campanha minha enxugar a máquina pública e dar mais eficiência no gasto do dinheiro da população”, afirmou o prefeito Murilo Félix.
O número total de secretarias municipais subiria de 18 para 21, enquanto os cargos comissionados e funções gratificadas passariam de 622 para 494.
O projeto será lido na próxima sessão ordinária da Câmara e, em seguida, encaminhado para análise das comissões permanentes antes de ir à votação em plenário.
Próximos passos
A proposta também prevê uma segunda fase: a reformulação da estrutura do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal). Esse novo projeto deve ser protocolado na próxima semana.
O presidente da Câmara, Everton Ferreira, avaliou o projeto como um marco importante na organização da gestão pública municipal:
“Agora a população e os vereadores terão o DNA, um raio-X concreto do que será a execução do governo nos próximos quatro anos.”