A agenda cultural desta semana, em Limeira (SP), está com uma programação bastante diversificada, conta com espetáculos gratuitos do Festival Nacional de Teatro, oficinas, literatura, exposição, música e outros eventos.
Nesta quarta-feira (14), das 17h às 19h, haverá Banca de Trocas de Livros e Gibis, na biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz. Apostilas, materiais didáticos, enciclopédias, cópias reprográficas ou livros em mau estado de conservação não são aceitos. A entrada é gratuita e a classificação livre.
Na quinta-feira (15), às 9h e às 14h, também nesta biblioteca, haverá Viagem Literária: Contação de Histórias – Literatura de Cordel. A Cia Mapinguary com o espetáculo “Contos, contos e Cordel” transforma a biblioteca em um verdadeiro reduto de encanto e imaginação.
A contação irá fascinar públicos de todas as idades, levando a um mergulho em narrativas incríveis. A Cia Mapinguary, criada em 2000 por Carlos Godoy, tem como proposta a contação de histórias com narrativa oral cênica, inspiradas no folclore infantil, teatro de bonecos e nos contos populares do Brasil e do mundo. Este evento tem entrada franca e pode ser visto por pessoas de todas as idades.
Seguem, abaixo, os demais eventos culturais:
Vem pro Largo
Dias 15, 16, 17 e 18, às 19h – Igreja Boa Morte
Confraternização da família no Largo da Boa Morte.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Vem pro Largo.
Festa Popular da Comunidade Nossa Senhora das Vitórias
Dias 15, 17 e 18, às 19h – Rodovia Limeira-Mogi Mirim, km 102 – Bairro do Pinhal
Festa Popular da Comunidade Nossa Senhora das Vitórias.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Comunidade Nossa Senhora das Vitórias.
Festival Nacional de Teatro: Na Beirada – Um Poema Cênico Musical
Quinta-feira (15), às 20h – Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva
A pesquisa da peça se dá pela intersecção entre as linguagens de música, vídeo, artes plásticas e teatro, com o objetivo de criar um espaço de compartilhamento com o público, onde se possa fortalecer nossa subjetividade individual e coletiva. O espetáculo propõe aliança e troca de afetos, criando através da cena, um encontro que busca fortalecer e reconstruir nosso estado emocional diante de uma conjuntura social, política e econômica que violenta nossa subjetividade – fragilizada ainda mais depois de quase dois anos de isolamento. A narrativa se dá predominantemente através da música, com canções inéditas. O elenco conta com Jonathan Silva, Lincoln Antônio e Patrícia Gifford. A direção é de Cristiane Paoli Quito.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Lei Paulo Gustavo e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
Duração: 70 min.
Exposição: Efêmeras
Abertura na sexta-feira (16), às 19h – Museu Major José Levy Sobrinho
Visitação de segunda a sexta, das 13h às 17h, até 7 de setembro
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Festival Nacional de Teatro: Quem Morreu?
Sexta-feira (16), às 20h – Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva
A história apresenta três velhos artistas circenses que se encontram no velório de um amigo que nem eles sabem quem é ao certo. Nesse encontro, eles vão recontando suas histórias e reconstruindo elos perdidos, apesar das rabugices. Na ânsia de rememorar as boas memórias desse tempo passado, eles terão que conviver com suas diferenças e com seus modos únicos de ver o mundo. Com isso, fazem transparecer a grande amizade que os une ao longo de tantos anos. Afinal, quem morreu? ou o quê morreu? O elenco conta com Antonio Chapéu, Carlos Jeronimo e Jorge Lode. A direção é de Esio Magalhães.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Grupo Andaime Teatro, com apoio do Sicomercio e Sesc.
Duração: 55 min.
Evento: Apresentação da Orquestra de Violeiros Tom da Terra
Sexta-feira (16), às 20h – Praça Buzolin
A orquestra busca fomentar a cultura caipira, resgatando a música de viola. Sob a regência de Emanuel Massaro, será tocado um repertório com clássicos caipiras.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Orquestra de Violeiros Tom da Terra.