O professor de judô do Nosso Clube, Leandro Takada, foi aprovado no exame de graduação para o 2º Dan (grau) de faixa preta realizado pela Federação Paulista de Judô.
A cerimônia de graduação foi realizada na academia Mercadante, em Araras, respeitando o decreto estadual de combate ao coronavírus. A conquista do nossoclubino veio após uma dura rotina de treinos e estudos teóricos.
Leandro conta que, durante meses, treinou de duas a três horas por dia, além de se dedicar à teoria do judô. “Tive muito incentivo dos senseis Rodolpho Lavoura, de Artur Nogueira, e Edson Catarino, de Americana, para que realizasse o exame”, afirma. Apesar das incertezas do ano de 2020 devido à pandemia, a FPJ oficializou o exame de graduação, que, no entanto, foi adaptado para o formato remoto.
A conclusão das avaliações teórica e prática aconteceu no dia 21 de novembro. “A expectativa do resultado foi grande, mas, depois que saiu o status de aprovado na plataforma digital da federação, foi só comemorar”, relembra Leandro. Também por causa das restrições sanitárias do governo estadual, a cerimônia de graduação foi adiada de 2020 para 2021. Após a flexibilização, foi possível realizá-la de forma presencial.
“Agradeço a toda diretoria do Nosso Clube e em especial ao diretor de Lutas, Carlos Higa, e ao coordenador de Esportes, Alexandre Bigeli, que ofereceram toda estrutura para que pudesse realizar os treinamentos”, diz o professor.
“E também aos senseis Rodolpho e Edson pela insistência para que eu fizesse o exame e ao sensei Ricardo Santos, do Clube de Judô, que também me ajudou nos treinamentos, além da minha família e dos amigos que contribuíram de alguma forma para que tudo isso acontecesse”.