Nestlé, Vigor e Itambé estão entre as 11 empresas notificadas pelo Procon-SP nesta quarta-feira (21) a prestarem esclarecimentos sobre a diferença de produtos similares a outros tradicionais, já conhecidos do consumidor.
Segundo o órgão, as embalagens dos novos produtos muitas vezes são parecidas com a dos itens convencionais, “que podem induzir o consumidor ao erro”.
Agora as empresas terão que prestar esclarecimentos sobre as características dos produtos que colocam no mercado e suas respectivas apresentações ao público consumidor.
Devido a disparada dos preços dos alimentos, diversas marcas passaram a oferecer similares, principalmente na linha de lácteos, com itens como soro de leite, misturas lácteas, entre outros.
Porém as embalagens semelhantes e disposição nas gôndolas dos supermercados levam consumidores a comprar, muitas vezes sem saber, o produto similar e não o original.
Para a Nestlé Brasil, o Procon-SP pede explicações sobre a diferença entre a “Mistura Láctea Condensada De Leite, Soro De Leite e Amido – MOÇA” e o “Leite Condensado – Moça”. Além da diferença entre a “Mistura De Creme De Leite – Moça” e o “Creme De Leite Original – Moça”.
A Nestlé tem até o dia 26 de setembro para apresentar documentos como informes, materiais publicitários e mídias de divulgação dos produtos, além de tabelas nutricionais de cada item, com os percentuais de cada um dos ingredientes e uma embalagem vazia (gabarito) de cada forma de apresentação (caixas e rótulos), tal como são disponibilizadas ao consumidor.
Além da Nestlé, mais dez empresas foram notificadas. São elas:
1. Companhia de Alimentos Ibituruna, fabricante da bebida láctea UHT Olá
2. Laticínios Trevo de Casa Branca, fabricante da bebida láctea UHT Aquila
3. Laticínios Bela Vista, fabricante da bebida láctea UHT MeuBom
4. Cooperativa Central Mineira de Laticínios – Cemil, fabricante da bebida láctea UHT Performance
5. Doce Mineiro, fabricante da bebida láctea UHT Triângulo Mineiro
6. Vigor Alimentos Leco, fabricante do alimento à base de manteiga e margarina Leco Extra Cremosa
7. Tella Barros Comércio e Importação de Frios e Laticínios, fabricante do Supremo Cremoso Sabor Requeijão
8. Oceânica Comércio de Gêneros Alimentícios, que produz o Crioulo Queijos Ralados Latco
9. Itambé Alimentos, que produz o Queijo Parmesão Ralado Itambé
10. Gran Foods Indústria e Comércio Eireli, que fabrica o Do Chefe Premiun Blend Azeite de Oliva