Com o aumento das compras pela internet em razão da Black Friday, o Procon de Limeira elenca uma série de recomendações para que o consumidor não tenha contratempos nem caia em golpes.
A coordenadora da unidade, Mara Isa Mattos Silveira, ressalta que o ideal é usar sempre o próprio computador ou celular para fazer as compras. Equipamentos de uso comum não são considerados seguros para a digitação de dados pessoas e de senhas.
Antes de escolher a loja, fabricante ou importador, ela aconselha que o consumidor pesquise a razão social, CNPJ, endereço e telefone. Hoje em dia, a coordenadora observa que alguns sites possibilitam a consulta da reputação da empresa, como o da própria Fundação Procon, o Reclame Aqui, entre outros.
Para acessar a página da loja, Mara Isa afirma que o comprador não deve usar atalhos oferecidos em outros sites ou plataformas. “Digite você mesmo o endereço da loja”, comenta.
Produtos com preços muito abaixo do valor de mercado também podem ser indício de golpe. “Desconfie do produto e do site quando a proposta for milagrosa”, alerta a coordenadora.
Outra orientação é optar por sites com plataformas de pagamento segura. Se o consumidor pretende pagar o produto com cartão de crédito, a dica é usar o cartão on-line. No pagamento com boleto bancário, a sugestão é conferir o nome do beneficiário e o CNPJ. “Sites confiáveis não emitem boleto cujo beneficiário é uma pessoa física”, adverte. Além de todos os cuidados, Mara Isa propõe que o cliente registre todo o passo a passo do processo de compra, tirando cópias (prints) da tela do computador ou do celular.
Caso o consumidor não fique satisfeito com o produto, ela destaca que ele pode exercer o “direito de arrependimento”, ou seja, pode devolvê-lo, dentro do prazo de sete dias, e receber o dinheiro de volta. Porém, ela esclarece que esse direito está condicionado apenas às compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como a internet. “A devolução de produtos adquiridos em lojas físicas trata-se de uma cortesia. Nesta situação, peça sempre que o vendedor escreva na nota fiscal a possibilidade devolução e o prazo previsto”, citou.
Serviço:
O Procon Limeira fica na Rua Tiradentes, 1.366, 1º andar, no Pátio Limeira Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O telefone de contato é 3404-6546.
Há, ainda, o número de WhatsApp: 3404-6551. Reclamações podem ser encaminhadas pelo site da unidade, o endereço é: limeira.sp.gov.br/procon.