Cantoria, alegria, muito sorriso no rosto, emoção, descontração e muitos aplausos para um público, para lá de especial, e que ganhou destaque na 1ª Corrida de rua do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), realizada neste domingo (25), em Piracicaba. Foram os atletas com mobilidade reduzida, conduzidos pela ONG “Pernas Caipiras” e pelos policiais militares.
A corrida foi realizada em comemoração ao aniversário do Batalhão Especializado, que fica Rua Maringá, 450, no Parque Taquaral. O evento, que ganhou as ruas do bairro, atraiu aproximadamente 1.500 entre espectadores e atletas participantes, divididos entre corredores de diversas cidades, famílias com crianças, e diferentes categorias, incluindo as pessoas com deficiência (PCD).
A largada para a corrida foi iniciada com a saída das viaturas de BAEP, para o patrulhamento, e também com um sobrevoo do helicóptero Águia da Base de Aviação Piracicaba. Os participantes competiram em dois percursos: 5km e 10km, além de uma caminhada de 3km, sendo que ambos os percursos partiam e chegavam da base do 10° BAEP e passavam pelas principais avenidas dos bairros Parque Taquaral e Santa Rita.
O percurso de 10km contava ainda com uma volta pela Lagoa do Santa Rita. O evento contou com a presença de pelotões de alunos soldados do Núcleo de Formação 36° BPM/I e um pelotão de Atiradores do Tiro de Guerra de Piracicaba, que também deram um toque especial à celebração.
Foram montados três estandes de exibição que contavam com: demonstrações de Canil (equipamentos e cães), demonstrações de equipamentos de uso operacional e também demonstrações de viaturas. Na oportunidade, diversas pessoas aproveitaram para tirar fotos e postar nas redes sociais gerando muita repercussão positiva para a Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de demonstrar uma grande aproximação entra PM e sociedade.
Também compareceram diversas autoridades locais como Juízes, Promotores de justiça e vereadores de municípios da região. De acordo com os organizadores, a corrida foi um grande sucesso, promovendo a integração entre a comunidade e as forças de segurança e celebrando o compromisso do BAEP com a promoção da saúde e do bem-estar social, além de estar totalmente alinhada com o objetivo estratégico da Polícia Militar do Estado de São Paulo.