É evidente o aumento do interesse dos brasileiros pela gastronomia e pela enocultura. Na média, o brasileiro não é um grande consumidor de vinhos. Enquanto o consumo médio anual dos argentinos é de 23 litros por pessoa, e a média na Europa supera 40 litros, o brasileiro, em média, não chega a consumir dois litros por pessoa.
A percepção do recente interesse do brasileiro por vinhos, em contraste com o atual baixo consumo, aponta para um grande potencial de crescimento no mercado nacional.
Esta mesma percepção tem estimulado a realização de pesquisas sobre a preferência nacional, cujos resultados têm demonstrado mudanças e tendências importantes que podem servir para sedimentar o modesto mercado brasileiro de vinhos através do conhecimento das expectativas dos consumidores, segundo pesquisa realizada pela Evino.
Algumas métricas
As pesquisas mais importantes realizadas recentemente apresentam algumas variações percentuais, embora seus resultados, em sua maioria, levem às mesmas conclusões.
Houve a constatação que cerca de 60% dos brasileiros compram vinhos em grandes redes de supermercados, seguido de 37% que procuram por lojas especializadas, e 4% que preferem comprar vinhos online.
Também, é relevante que mais de 70% dos entrevistados disseram que, em geral, compram vinhos para presentear amigos e familiares. Outros 55% escolhem o vinho pela sua tipologia e não pela marca ou preço. E para mais de 50% dos entrevistados, o lugar de consumo mais frequente é em casa.
A preferência dos brasileiros
Seguindo a tendência normalmente observada em países onde o mercado de vinhos ainda está em desenvolvimento, os estudos apontam que 77% dos consumidores preferem vinhos tintos.
Considerando as características do perfil do consumidor de vinhos finos, a preferência da maioria foi o Cabernet Franc, o Cabernet Sauvignon, o Merlot e o Tannat. Os pontos principais que foram destacados pelos entrevistados para justificar a preferência pelos vinhos tintos estão relacionados com a vivacidade de suas cores, os aromas, a maciez e o sabor.
Os vinhos tintos portugueses
Os vinhos categorizados como tintos são facilmente reconhecidos por sua coloração escura com tons de vermelho e roxo. É, normalmente, produzido a partir da uva inteira, de forma que sua coloração é resultante da prensa das cascas e sementes, aliadas ao processo de maceração do vinho.
Da próspera produção de vinhos portugueses, há vários vinhos tintos produzidos a partir de uvas como a Touriga Nacional, a Trincadeira, a Tinta Roriz, além de uvas tradicionais típicas de outras regiões, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Tempranillo.
Entre os vinhos tintos portugueses, destacam-se vinhos finos como o Penedo Gordo, o Tojeira Tinto, e o mais famoso e consumido é o vinho de Portugal: o Porto.
Portugal produz os melhores vinhos do mundo. Vinhos finos, premiados, com todas as características para agradar os paladares mais exigentes. Vinhos que se harmonizam perfeitamente com toda boa culinária.
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