Após reportagem do Rápido no Ar mostrando o drama que os moradores do bairro dos Loiolas, na zona rural de Limeira estão passando, a prefeitura de Limeira decidiu se pronunciar.
De acordo com a nota enviada pela secretaria de Comunicação, o executivo orienta os moradores a evitar o descarte irregular na LIM-137 e buscar os ecos pontos para despejo de entulhos.
“A Secretaria de Obras e Serviços Públicos informa que este local é utilizado para a coleta de lixo orgânico proveniente das chácaras próximas e recebe limpeza semanalmente, no entanto, tem sido alvo de descarte irregular de outros materiais.
A pasta ressalta que Limeira conta com 11 ecopontos para o descarte adequado de materiais inservíveis e pede a colaboração da população para evitar o descarte irregular” informa.
Conforme o Rápido no Ar mostrou os moradores estão inconformados com a situação do ponto de coleta de lixo no local denominado como “lixão do Loyola”. O despejo irregular se transformou em uma grande dor de cabeça para quem reside ou passa pela estrada.
Galhos de árvores, lixo, entulhos, móveis, alimentos, animais mortos, roupas e materiais recicláveis são alguns dos itens encontrados no local.
As caçambas plásticas instaladas pela prefeitura para receber o lixo doméstico são insuficientes para suportar o volume de resíduos gerados pelos moradores e frequentadores das chácaras de recreio e particulares.
Para piorar, há alguns dias um incêndio criminoso no “lixão” destruiu todas as caçambas e agora os frequentadores do local jogam o lixo orgânico na beira da estrada.
A Secretaria de Obras não informou sobre possível fiscalização e aplicação de multas para quem descarta o lixo de forma irregular.